Voltado para a saúde masculina, este mês é dedicado ao combate e à conscientização do câncer de próstata, câncer mais comum entre os homens. Obesidade e idade mais avançada (mais de 65 anos) são fatores que contribuem para a doença.
O novembro azul é um mês para realizar ações que façam essa conscientização e incentivem os homens a realizarem os exames preventivos, essenciais para garantir uma boa qualidade de vida.
A expectativa é que, dentro de 10 dias, já esteja finalizada a obra de reforço de drenagem pluvial em um trecho de 700 m na Rua Caçador, na região do Jardim Amazônia. O local, que antes contava com somente uma manilha de 600 mm de concreto, passará a contar com três manilhas com a mesma dimensão, mas, no lugar do concreto, os tubos são em polietileno de alta densidade, o popular PEAD.
Segundo o titular da Secretaria de Obras e Serviços Públicos (Semosp), Milton Geller, a tecnologia, considerada inovadora e avançada, tem uma capacidade maior de fluxo, vida útil de até 50 anos, e ainda é mais leve e mais barata. Além das novas manilhas, todas as demais estruturas necessárias à vazão da água pluvial.
A intervenção teve início no dia 23 de setembro, na área próxima ao Centro Municipal de Educação Infantil (Cemeis) Jardim Amazônia. A ação deve permitir que a água captada na região siga, com fluidez, até o dissipador do Portal Kaiabi.
“É um trabalho fundamental para evitar alagamentos no período das chuvas intensas, como infelizmente, aconteceu no início deste ano, causando prejuízos financeiros a algumas famílias e até a morte de um cachorrinho, o que trouxe muita dor e sofrimento para a família que era tutora do animal”, contextualizou o gestor, reforçando que todo o trabalho está sendo feito por equipes próprias.
Para garantir a segurança no local, a Prefeitura reforça o pedido para que condutores busquem, na medida do possível, rotas alternativas. Se for preciso passar nas proximidades da obra, que a velocidade seja reduzida e a atenção, ampliada.
Este material só pode ser utilizado para fins jornalísticos, informativos e educativos, sempre citando a fonte original, conforme prevê a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).