Conscientizando sobre a importância da segurança e da saúde no ambiente de trabalho, o abril verde é um mês em que os setores de rh e as CIPAS de diversas empresas se empenham em promover eventos internos para garantir que os trabalhadores cumpram as diretrizes de segurança e entendam a importância da saúde e segurança no trabalho.
A SIPAT (Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho) é um evento realizado pelas empresas durante o abril verde que conscientiza os trabalhadores sobre a importância da saúde e segurança no ambiente de trabalho.
Em abril também é feita a campanha de abril azul, voltada à conscientização do autismo, promovendo debates sobre a condição e sobre formas de inclusão de pessoas autistas na sociedade.
Os sorrisenses podem esperar bons momentos de descontração a partir de agosto, quando começam a ser veiculados os vídeos que são o resultado do processo de seleção para auxiliar produtores culturais durante a pandemia provocada pelo novo coronavírus, o Sars-CoV-2, que provoca a Covid-19.
Ainda em junho, a Prefeitura de Sorriso, por meio da Secretaria Municipal de Educação e Cultura (Semec), lançou um edital para selecionar produtores culturais (pessoa física) e patrocinar apresentações que poderão ser conferidas pelo site da Prefeitura (www.sorriso.mt.gov.br), bem como em redes sociais. Ao todo, 19 produtores culturais se cadastraram no projeto, e, destes, 12 foram selecionados pela Comissão de Avaliação e Seleção de Projetos, composta pelos conselheiros municipais de políticas culturais, por cumprirem todos os requisitos necessários nesta primeira etapa.
O diretor do Departamento de Cultura Jarbas Sokolowski explica que agora está sendo feita toda a análise documental, e, se todos os documentos estiverem em dia, a homologação do resultado final deve sair até dia 16.
Com isso, a partir de agosto, o talento dos artistas sorrisenses possa ser conferido por toda a população. “Tudo sem sair de casa, ofertando momentos de imersão nas artes, aliviando a tensão e promovendo, ainda que remotamente, opções de lazer para toda a família”, comenta.
Conforme o edital, cada artista receberá R$ 500 por apresentação, podendo executar duas performances diferentes até setembro, recebendo, no total, R$ 1 mil. O edital previa outras linguagens artísticas, como artes cênicas, artes visuais, música, patrimônio cultural e literatura, cultura popular, audiovisual, e artesanato, no entanto, os projetos selecionados são todos ligados à música e à dança.
“Tenho certeza que o público pode esperar bons momentos de diversão, e já recomendo arrastar os móveis e acompanhar os artistas locais, soltando a voz e mexendo o corpo, liberando esta tensão que todos, de alguma forma, estão sentindo por conta da pandemia”, destaca a secretária de Educação e Cultura do município, Lúcia Drechsler.
Este material só pode ser utilizado para fins jornalísticos, informativos e educativos, sempre citando a fonte original, conforme prevê a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).