Prefeitura Municipal de Sorriso

Avenida Porto Alegre nº 2525 - Centro
Horário de atendimento ao público: das 07:00 às 13:00
(66) 3545 4700

Doze artistas são selecionados pelo edital para auxiliar produtores culturais durante a pandemia

Publicado em 10 de julho de 2020 às 12:15
Processo está em fase de avaliação documental e resultado final será homologado na próxima semana

Os sorrisenses podem esperar bons momentos de descontração a partir de agosto, quando começam a ser veiculados os vídeos que são o resultado do processo de seleção para auxiliar produtores culturais durante a pandemia provocada pelo novo coronavírus, o Sars-CoV-2, que provoca a Covid-19.

Ainda em junho, a Prefeitura de Sorriso, por meio da Secretaria Municipal de Educação e Cultura (Semec), lançou um edital para selecionar produtores culturais (pessoa física) e patrocinar apresentações que poderão ser conferidas pelo site da Prefeitura (www.sorriso.mt.gov.br), bem como em redes sociais. Ao todo, 19 produtores culturais se cadastraram no projeto, e, destes, 12 foram selecionados pela Comissão de Avaliação e Seleção de Projetos, composta pelos conselheiros municipais de políticas culturais, por cumprirem todos os requisitos necessários nesta primeira etapa.

O diretor do Departamento de Cultura Jarbas Sokolowski explica que agora está sendo feita toda a análise documental, e, se todos os documentos estiverem em dia, a homologação do resultado final deve sair até dia 16.

Com isso, a partir de agosto, o talento dos artistas sorrisenses possa ser conferido por toda a população. “Tudo sem sair de casa, ofertando momentos de imersão nas artes, aliviando a tensão e promovendo, ainda que remotamente, opções de lazer para toda a família”, comenta.

Conforme o edital, cada artista receberá R$ 500 por apresentação, podendo executar duas performances diferentes até setembro, recebendo, no total, R$ 1 mil. O edital previa outras linguagens artísticas, como artes cênicas, artes visuais, música, patrimônio cultural e literatura, cultura popular, audiovisual, e artesanato, no entanto, os projetos selecionados são todos ligados à música e à dança.

“Tenho certeza que o público pode esperar bons momentos de diversão, e já recomendo arrastar os móveis e acompanhar os artistas locais, soltando  a voz e mexendo o corpo, liberando esta tensão que todos, de alguma forma, estão sentindo por conta da pandemia”, destaca a secretária de Educação e Cultura do município, Lúcia Drechsler.

Texto: Nádia Mastella
Fotos: Arquivo | Foto Ilustrativa