Em
dois dias de palestras, mais de quatrocentos professores das redes municipal,
estadual e particular de Sorriso aprenderam novas metodologias de ensino sobre
educação infantil e inclusiva. O ciclo de formação de professores é ofertado
pela Administração Municipal, através da Secretaria Municipal de Educação e
Cultura – SEMEC, em parceria com a Editora Positivo.
O
evento aconteceu no Auditório do Instituto Federal de Mato Grosso – IFMT, quando
Rafael Tonietto, assessor pedagógico e doutorando em educação pela Universidade
Federal do Paraná – UFPR, abordou as possibilidades das práticas educativas em
sala de aula. Segundo ele, tais práticas corporais na educação infantil e
inclusiva são formas dos nossos professores eliminar as principais barreiras
que impedem ou dificultam o trabalho de inclusão. “A tarefa da educação é a
construção de culturas inclusivas na escola e para além de seus muros. Para
tanto, há que se formar outra cultura inclusiva”, disse.
Com
a promulgação da Lei das Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei 9394/96) o
Brasil começou a tratar das questões relacionadas às exclusões em sala de aula.
Porém, muito antes, a Europa se mobilizava para estabelecer a Declaração dos
Direitos do Homem e do Cidadão, que é um documento culminante da Revolução
Francesa (1789), quando definiu os direitos individuais e coletivos dos homens
como universais.
Por
iniciativa da Organização das Nações Unidas – ONU, desde 1998 que o dia
internacional dos direitos das pessoas com deficiência é comemorado no dia 3 de
dezembro. O objetivo é promover medidas eficazes para a prevenção da
deficiência, a reabilitação e a realização dos objetivos de igualdade e
participação plena das pessoas com deficiência na vida social e no
desenvolvimento.
Nesta
mesma linha de pensamento, em 06 de abril de 2017 o Ministério da Educação –
MEC entregou a Base Nacional Comum Curricular ao Conselho Nacional de Educação -
CNE. A Base estabelece conteúdos e competências essenciais, isto é, o que todo
estudante deve saber e ser capaz de fazer na educação básica. Uma vez aprovada,
será referência obrigatória na elaboração dos currículos de escolas públicas e particulares.
Por
fim, o palestrante levou os professores de Sorriso à reflexão sobre o corpo em
movimento como matriz básica das aprendizagens infantis na pequena infância,
compreendendo-o como linguagem que comunica e expressa significados por meio de
sinais, como, por exemplo, as imagens, os sons, os gestos e o próprio movimento
do corpo.