Em dois dias de palestras, mais de quatrocentos professores das redes municipal, estadual e particular de Sorriso aprenderam novas metodologias de ensino sobre educação infantil e inclusiva. O ciclo de formação de professores é ofertado pela Administração Municipal, através da Secretaria Municipal de Educação e Cultura – SEMEC, em parceria com a Editora Positivo.

O evento aconteceu no Auditório do Instituto Federal de Mato Grosso – IFMT, quando Rafael Tonietto, assessor pedagógico e doutorando em educação pela Universidade Federal do Paraná – UFPR, abordou as possibilidades das práticas educativas em sala de aula. Segundo ele, tais práticas corporais na educação infantil e inclusiva são formas dos nossos professores eliminar as principais barreiras que impedem ou dificultam o trabalho de inclusão. “A tarefa da educação é a construção de culturas inclusivas na escola e para além de seus muros. Para tanto, há que se formar outra cultura inclusiva”, disse.

Com a promulgação da Lei das Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei 9394/96) o Brasil começou a tratar das questões relacionadas às exclusões em sala de aula. Porém, muito antes, a Europa se mobilizava para estabelecer a Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão, que é um documento culminante da Revolução Francesa (1789), quando definiu os direitos individuais e coletivos dos homens como universais.

Por iniciativa da Organização das Nações Unidas – ONU, desde 1998 que o dia internacional dos direitos das pessoas com deficiência é comemorado no dia 3 de dezembro. O objetivo é promover medidas eficazes para a prevenção da deficiência, a reabilitação e a realização dos objetivos de igualdade e participação plena das pessoas com deficiência na vida social e no desenvolvimento.

Nesta mesma linha de pensamento, em 06 de abril de 2017 o Ministério da Educação – MEC entregou a Base Nacional Comum Curricular ao Conselho Nacional de Educação - CNE. A Base estabelece conteúdos e competências essenciais, isto é, o que todo estudante deve saber e ser capaz de fazer na educação básica. Uma vez aprovada, será referência obrigatória na elaboração dos currículos de escolas públicas e particulares.

Por fim, o palestrante levou os professores de Sorriso à reflexão sobre o corpo em movimento como matriz básica das aprendizagens infantis na pequena infância, compreendendo-o como linguagem que comunica e expressa significados por meio de sinais, como, por exemplo, as imagens, os sons, os gestos e o próprio movimento do corpo.