Debater as relações de consumo e o atendimento prestado
pelos Programas de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon), do Estado de Mato
Grosso. Esse é o objetivo da 29ª Reunião Técnica em andamento em Sorriso. O encontro
que iniciou hoje (04) se estenderá até amanhã (05). De acordo com a
superintendente estadual do Procon, Gisela Simona, o debate versará sobre
pautas em que o consumidor precisa de respostas rápidas. “São questões do
dia-a-dia, como a alteração do modelo do garrafão d’água, ou a gratuidade do
transporte terrestre rodoviário para idosos, em que a resposta tem que ser
rápida”, explicou.
Gisela destacou ainda que as principais demandas recebidas
pelo Procon estão relacionadas à empresas de telefonia, água e de energia elétrica.
“São mesmo situações do dia-a-dia”, afirmou. Segundo a superintendente, o
Procon sempre busca o acordo entre as partes antes de chegar ao ponto do
processo de sanção administrativa, que é a aplicação de multa que pode variar
de R$ 300,00 a R$ 3 milhões.
Em 2018 foram aplicados R$ 50 milhões em multa, explicou
Gisela. Desse total, R$ 11 milhões foram efetivamente arrecadados. O valor é
revertido ao Fundo Estadual ou ao Fundo Municipal do Procon e aplicado em ações
próprias do Procon como aquisição de veículo para fiscalização, construção de
sede própria em alguns casos e campanhas educativas. “Depende da necessidade de
cada cidade”, salientou.
O diretor local do Procon, Robson de Moura, destacou que em
Sorriso a principal demanda atendida relaciona-se à telefonia. “São situações
como cobrança indevida, contratação de serviço não solicitado pelo cliente e
cobrado pela operadora, por exemplo”, explicou. Moura destacou que no município
são atendidas mensalmente cerca de 500 demandas diferenciadas.
Presente na abertura do evento, o diretor presidente da Agência
Reguladora de Serviços Públicos Delegados (AGER), Gilmar Ribas de Campos,
pontuou que é necessário unificar processos. “Vejo a importância desse encontro
quando está em pauta a unificação e padronização dos processos”, disse.
Para o secretário de Governo, Marlon Zanella, a atuação do
Procon aliada à legislação de Defesa do Consumidor é uma importante ferramenta
para a defesa da relação consumidor/fornecedor. “O Procon é um órgão que
fortalece todo esse processo”, avaliou.
O encontro está em
andamento no Auditório Farroupilha, no Centro de Eventos Ari José Riedi do bairro
Rota do Sol. De acordo com o cronograma, às 10 horas iniciou a palestra “O
Atendimento do PROCON”, em que serão abordados os tipos de atendimentos e suas
principais características, como cartão padrão, dados necessários, formas de
envio, resposta e encerramento. Ainda pela manhã, será trabalhada a Carta de
Informação Preliminar (CIP) eletrônica, como ela funciona: quais os documentos
necessários, o termo de compromisso do fornecedor, documentos necessários para
aceite, monitoramento da ferramenta, vantagens e desvantagens.
À tarde, a partir das 14 horas, serão trabalhadas as
principais regras do processo administrativo no PROCON, como abertura,
notificações, certidões, entre outros. Além disso, a decisão
administrativa, como o relatório e a fundamentação legal também serão
discutidos. Para finalizar o primeiro dia, serão discutidas as sanções
administrativas.
Já na sexta-feira (05), a partir das 9 horas, o debate será
sobre a abusividade do contrato do cartão de crédito e quais os fundamentos
para o cancelamento ou para aplicação de multa administrativa pelo PROCON.
Ainda pela manhã, a partir das 10 horas, serão discutidas quais as regras
previstas em lei para garantir a gratuidade do Transporte Terrestre Rodoviário
Intermunicipal e como se dá a fiscalização pelo PROCON.
A terceira palestra da manhã abordará a prestação do serviço
de água e esgoto – regulamentos municipais, principais reclamações sobre o
serviço junto ao PROCON e parâmetros para solução. À tarde, a temática será o
posicionamento de Mato Grosso sobre novas práticas identificadas no mercado de
consumo como a exigência de CPF para qualquer atendimento na “boca do caixa” de
instituições financeiras; preços diferentes para lojas da mesma rede de
produtos; ingresso solidário nos eventos sem meia-entrada e cobrança
diferenciada de assentos em aeronaves.
Às 15 horas o debate será sobre os procedimentos que
envolvem a energia elétrica e as diferenças e conquistas para o consumidor. Já
às 16 horas o assunto em pauta será a qualidade da telefonia e às 17 horas será
montada uma agenda normativa de defesa do consumidor, encaminhando as ações
para o encerramento do encontro.
O Procon de Sorriso/MT está sediado no prédio do Ganha
Tempo, localizado na Rua Mato Grosso, 2.458 - centro, Sorriso/MT, e atende aos
consumidores das 7 horas às 13 horas ou ainda pelos telefones 151 ou
66-3607-8014.