Já foi o tempo em que a educação se dava somente em sala de aula. Hoje, faz parte levar os alunos para participar de um dia de campo, como o organizado pela Associação dos Distribuidores e Representantes de Produto Agroquímico – ADRA, com sede em Sorriso. A entidade recebe embalagens vazias de quinze empresas e cooperativas do setor agrícola. Por lei, as embalagens de produtos agroquímicos tem que ser lavadas, processadas e enviadas para reciclagem.

Ao comemorar a campanha Dia Nacional do Campo Limpo (18/Ago), a ADRA recebeu alunos do 1º ao 5º ano, da Escola Municipal Flor do Amanhã e da Escola Municipal Professora Geni Forgiarini, uma parceria desenvolvida entre a entidade e a Secretaria Municipal de Educação e Cultura – SEMEC, através do Departamento de Projetos. Também são parceiros do Dia de Campo a Syngenta e a Dupont.

A Capital Nacional do Agronegócio faz bonito quando o assunto é reciclagem das embalagens de agrotóxicos. Segundo a responsável técnica da ADRA, Natália Soares, 94% das embalagens vazias são devolvidas corretamente.

A Coordenadora Regional de Operações do Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias – INPEV, Rosangela Soto, destacou que o Dia Nacional do Campo Limpo faz parte do calendário nacional da entidade. “O produtor rural tem motivos para comemorar, pois tem gerado resultados positivos quando o assunto é reciclagem de embalagens vazias”, ressaltou. Atualmente, o município de Sorriso processa seiscentas toneladas/ano de embalagens vazias.

A diretora da Escola Flor do Amanhã, Valcilene Coelho Marinho, disse que os alunos enriquecem o conhecimento que recebem em sala de aula quando participam de eventos extra classe. “Este projeto vem sendo organizado desde o início do ano. A escola não trabalha somente a reciclagem, mas um consumo consciente e uma escola sustentável também”, argumentou.

Durante o evento, os alunos participaram fazendo perguntas e tirando dúvidas. Ao final receberam um lanche e brindes.