Prefeitura Municipal de Sorriso

Avenida Porto Alegre nº 2525 - Centro
Horário de atendimento ao público: das 07:00 às 13:00
Eco Sorriso

Descarte correto dos resíduos é indispensável para o avanço de ações sustentáveis

Publicado em 12 de janeiro de 2021 às 09:26

A coleta seletiva é um passo importante para uma gestão sustentável dos resíduos, já que muita coisa pode ser reaproveitada e deixa de se acumular nos depósitos ou mesmo lixões. Incorporar novos hábitos de descarte de resíduos é um processo que demanda tempo e dedicação, mas que traz resultados positivos para o planeta e para as gerações futuras, afinal, quem não gosta de viver em um ambiente limpo e saudável, não é mesmo?

A coordenadora do Programa Eco Sorriso, Sabrina Meneghelo, lembra que nos ecopontos devem ser destinados resíduos específicos e devidamente limpos. Podem e devem ser levados aos ecopontos do Villa Romana, da Escola Municipal Flor do Amanhã (Bairro Industrial) e também do Cemeis Caminhos do Saber (Jardim Primavera), os seguintes itens: embalagens de plástico, papel, papelão, metal (alumínio, ferro, cobre), sacos plásticos, isopor, embalagens tetra pak ( caixinhas de suco e leite), e vidro.

“É indispensável que este material  esteja livre de restos de alimentos, e , no caso do vidro, que seja acondicionado de forma a não evitar acidentes na hora de ser recolhido”, reforça Sabrina, lembrando que o vidro quebrado pode ser colocado, por exemplo, em uma caixinha de leite (limpa), que depois deve ser fechada e, se possível, identificada para evitar acidentes.  “Os potes de maionese, margarina ou outros itens que contém gordura, precisam ser limpos como a louça normal, já as caixinhas tetra pak, as latinhas e garrafas de bebibas, somente o enxágue já basta”, ensina.

O descarte de madeiras, restos de construção, restos de podas de árvores, assim como os resíduos industriais, devem ser levados ao Depósito Municipal de Entulhos e Galhadas - DMEG (antigo Lixão). Já aqueles resíduos maiores, como móveis e eletrodomésticos velhos/ inservíveis, e as folhas que resultam da limpeza dos jardins, bem como a grama cortada, podem ser devidamente acomodadas em sacos de até 60 kg, abrigadas da chuva e disponibilizadas para coleta de resíduos sólidos que é feita de acordo com um calendário específico, de acordo com cada setor da cidade.  As embalagens de carvão também merecem um cuidado especial: devem ser destinadas junto na Coleta de Resíduos Sólidos ou levadas diretamente no DMEG.

“Sabemos que é um processo novo e estamos à disposição para tirar dúvidas sempre que necessário”, lembra a coordenadora. O calendário para acompanhar quando será a coleta de resíduos sólidos pode ser acessado no site da Prefeitura (site.sorriso.mt.gov.br), e o exemplar impresso também pode ser retirado em unidades da Administração Municipal. Os telefones para informações e denúncias são o 3544 1727 e o 99677 8783.

Texto: Nádia Mastella

SIC