Faz parte da apresentação, o crescimento de Sorriso desde a década de 70, quando os primeiros moradores vieram para implantar a agricultura na cidade e região e, ao mesmo tempo, construir a cidade. Apesar das dificuldades, Sorriso só contabiliza avanços ao longo desses 38 anos, tendo como carro chefe a agricultura. “Desde os primeiros agricultores, três gerações estão à frente da produção de Soja, Milho, algodão, pulses, pescado entre outros. Eles passaram de agricultores à empresários agrícolas e movimentam o agronegócio, promovendo esse esplendido desenvolvimento. Mas era preciso acrescentar, agregar, somar para que Sorriso continuasse no mesmo ritmo, ofertando condições para novas empresas e indústrias. Para isso o Município passou a cuidar da educação, saúde, segurança, infraestrutura, social, buscando energia de qualidade e assim Sorriso se tornou uma cidade, forte, bonita, limpa e ideal para se investir”, destacou Ari.
O ‘Sorriso em Números’ vai além dos números de Sorriso, que são convidativos à empreender na cidade, mas o Prefeito apresentou o eixo econômico formado por Sorriso e mais os outros 11 municípios que compõem a região. “Estamos no entroncamento de duas rodovias a BR 163 e a MT 242, importantes corredores de produção e todo esse crescimento estava previsto”, frisa.
Ari provou, através dos números que se a microrregião fosse um país, ocuparia a 5ª posição mundial na produção de soja com 11,49 milhões de toneladas produzidas em 3.315,236 hectares de área cultivada. A China, 4º maior produtor mundial, produz 19,6 milhões de toneladas em 6.640.882 hectares. “Temos muita tecnologia sendo empregada aqui, os empresários agrícolas estão antenados em tudo que há de melhor para essa região”, observa.
O deputado estadual Carlos Avallone disse que todo esse desenvolvimento, deve-se também a logística já consolidada, reiterando que com a BR 163 sendo administrada pela MT Par e com investimentos previstos o Estado a região serão autossuficientes. “Sorriso tem avançado no processo de equiparação e qualificação e esse é o caminho”, afirma.
O Ceo da Ativance Financial Service (AFS), João Paulo Luque, após acompanhar o Sorriso em Números falou: “Vocês estão no caminho certo. Vendo onde a Cidade está e está indo, ficamos felizes em fazer parte dela, com a instalação de um de nossos escritórios de assessoria investimentos credenciados ao BTG Pactual” pontuou.