Com a volta às aulas, pais e responsáveis dos alunos que utilizam o transporte escolar têm agora mais uma garantia que o veículo que leva e traz as crianças está com a vistoria em dia. É que o Departamento de Trânsito de Sorriso está adesivando os veículos vistoriados e aptos para esta finalidade de transporte. Um adesivo é colado no parabrisa e outros dois nas laterais.

O processo está sendo feito aos poucos. “Neste momento, o foco são os ônibus terceirizados que fazem o transporte escolar para as escolas públicas”, explica o coordenador do Departamento, Márcio Pires. Este serviço é coordenado pela Secretaria Municipal de Educação e Cultura. Atualmente, Sorriso conta com 40 ônibus próprios. Além destes, torna-se necessária a contratação de mais 34 ônibus. Dados de 2017 mostram que utilizaram o serviço de transporte escolar cerca de cinco mil alunos. Para este ano, a previsão é que este número chegue a 5,6 mil.

Para garantir a segurança e o conforto de todos esses pequenos sorrisenses, várias ações vêm sendo executadas. Um exemplo é o trabalho desempenhado pela Comissão de Fiscalização do Transporte Escolar do Município de Sorriso e também pelo o Conselho Municipal de Transporte, ligado ao Programa Nacional de Apoio ao Transporte Escolar, que, rotineiramente, observam cerca de 40 itens nos veículos, como dispositivos de sinalização, pneus, suspensão, motor, condições internas do veículo e também os itens de segurança.

Os motoristas também participam de formações regulares. Entre os temas trabalhados nestas palestras, está a direção defensiva. “É muito importante mostrar a estes profissionais a necessidade de agir preventivamente, identificando possíveis riscos e, desta forma, evitando acidentes”, comenta Márcio.

Além do transporte público escolar, circulam hoje por Sorriso cerca de 25 vans que fazem o transporte particular de alunos. Neste caso, os pais ou responsáveis devem ficar igualmente atentos aos veículos que transportam as crianças. Segundo Marcos Arndt,  presidente da Associação de Transportes Escolares de Sorriso (ATES), que conta com 18 integrantes  atualmente, os veículos também passam por vistorias constantes. “Nos reunimos por meio da associação justamente para atuarmos junto ao Poder Público, cumprindo integralmente a legislação que rege este tipo de transporte”, reforça.