Sensibilizar sobre o uso adequado da água, fiscalizar cobranças indevidas referentes à água e esgoto e fiscalizar as obras de implantação da rede de esgoto em Sorriso são algumas das funções do Departamento de Água e Esgoto que está atendendo em um box anexo ao Procon, no Ganha Tempo.
Criado através da Lei nº 774/99, o Departamento funciona na Secretaria de Saúde e Saneamento e conta com o ponto de atendimento específico no Ganha Tempo para ouvir a população.
“Nós preparamos esse local com pessoas capacitadas e experientes para estarmos mais próximos da concessionária na busca da fiscalização das obras de esgoto. São obras importantes e que necessitam do acompanhamento efetivo”, relatou o prefeito Ari Lafin. O prefeito destacou ainda que o contribuinte que se sentir insatisfeito com os valores das contas ou multas terá um aparo através do departamento para questionar e se informar.
Atendimentos
Em menos de trinta dias de funcionamento, 46 pessoas já foram atendidas. Nove delas reclamaram de cobranças abusivas ou indevidas. 82% das reclamações foram revistas, em apenas 18% foi formalizado um processo para investigação e conciliação.
O construtor João Pereira foi um dos atendidos pelo novo departamento. Segundo ele, o valor da conta de água estava muito alto. João procurou a concessionária três vezes, antes de ir até o Departamento. De acordo com ele, com a intermediação do Departamento o problema foi solucionado.
“Eu já tinha procurado a concessionária de água três vezes para reclamar. Procurei o pessoal do Departamento e resolveram na mesma semana. A gente fica muito contente, pois temos que pagar o que é justo e o que é certo”, afirmou o construtor.
O departamento de Água e Esgoto trabalha em parceira com o Procon, desse modo quando um caso não é resolvido de imediato, é marcada uma audiência de conciliação para que seja feito um acordo entre as partes.
“Nós temos equipes técnicas preparadas para analisar toda situação e dar aparo técnico aos usuários de água e esgoto. Temos também o Procon com um corpo jurídico preparado, para que se possa resolver de uma forma ou de outra a situação do usuário que se sentir lesado,” finalizou Lafin.