Santos destaca a ação da Defesa Civil principalmente na gestão de riscos. “No período de chuvas intensas temos recebido muitas chamadas para verificação das condições de estradas e pontes. Já na época de estiagem, as chamadas são para acompanhamento de incêndios. Independente da situação, a nossa prioridade é realizar um trabalho voltado à ação preventiva da vida e para isso estamos à disposição da população em qualquer situação de risco”, pontua Santos.
Grupo de voluntários
Santos destaca que o município conta com um grupo de 60 voluntários que realizaram um treinamento básico de 20 horas ainda em julho de 2019, quando receberam noções básicas de combate à princípios de incêndios, primeiros socorros como a realização de Atendimento Pré-Hospitalar (APH) e Atendimento Pré-Hospitalar Tático (APHT) e até a construção de abrigos voluntários.
O treinamento foi ministrado pela Defesa Civil do Estado e na sequencia os voluntários participaram de um treinamento voluntário com as forças de segurança do município. “Eles estão aptos a auxiliar no caso de necessidade. Mas o nosso trabalho é atuar para evitar tragédias”, finaliza Santos.
A Defesa Civil do município atende em anexo ao prédio da Secretaria de Segurança Pública, Trânsito e Defesa Civil, na Avenida Rio Grande do Sul, nº 213, no Bairro Benjamim Raiser ou pelo número 199.