Cerca de 60 sorrisenses tiveram um fim de semana diferente: durante o sábado e o domingo eles receberam noções de combate a princípios de incêndios, primeiros socorros como a realização de Atendimento Pré-Hospitalar (APH) e Atendimento Pré-Hospitalar Tático (APHT) e até a construção de abrigos voluntários. Isso tudo, no curso de voluntários para a Proteção e Defesa Civil.

No sábado (06), no início do curso, o prefeito Ari Lafin, pontuou a importância da Defesa Civil para o município. “Instituímos a Defesa Civil com o intuito da prevenção. O nosso coordenador, o chefe Fábio, tem feito um trabalho voltado à ação preventiva da vida”, pontuou. Ari também agradeceu a todos os voluntários “por participar do curso e estar dispostos a doar um pouco do seu tempo para os outros”, ressaltou.

O curso foi ministrado por uma equipe da Defesa Civil do Estado. De acordo com a gerente de capacitação da Defesa Civil, Maria Miqueline Pereira de Almeida, todos os voluntários que passam pelo curso saem capacitados para dar suporte, caso ocorra a necessidade no município. “No Estado todo temos 25 grupos de voluntários treinados. Em Sorriso especificamente tivemos muitos inscritos. Essa é a primeira turma de voluntários de Sorriso. Nessa edição, 60 pessoas estão em formação. Mas voltaremos ao município para uma segunda capacitação”, pontuou.

O coordenador de Proteção e Defesa Civil do município, Fábio Santos, destacou que um dos objetivos é “trabalhar de forma organizada para que evitemos a necessidade de termos que realizar a gestão de tragédias. Para isso, avaliamos toda e qualquer situação que possa oferecer risco à população”, explicou.

Santos salientou que quem realizou inscrição e não foi chamado, automaticamente teve o nome incluso em uma lista de espera e será chamado para participar da segunda edição do curso. “E quem tiver interesse é só se inscrever pelo www.defesacivil.mt.gov.br  para integrar essa lista”, acrescentou.

O curso gera certificado de 20 horas aos participantes e é válido para todo o país. Após Sorriso, os municípios de Sapezal e Alta Floresta irão receber a capacitação.