A Administração Municipal de Sorriso, por meio da Secretaria de Educação e Cultura (Semec), vai ofertar, a partir de maio, um curso básico de Língua Brasileira de Sinais. As aulas serão ofertadas em duas turmas: uma voltada para a comunidade em geral, pais e familiares de surdos; e outra voltada para professores e demais profissionais que atuam ou queiram atuar com surdos.
Com duração de 40 horas, as aulas serão ministradas uma vez por semana, sempre às terças-feiras. Para os professores, as aulas serão ministradas das 17h30 às 19 horas; e para a comunidade, das 19h às 21h.
Estavam disponíveis 25 vagas para cada turma, que foram preenchidas em menos de seis horas. No entanto, quem tiver interesse em ingressar na fila de espera para outras turmas, pode entrar em contato com o Centro Municipal de Apoio à Inclusão de Educação Especial de Sorriso (Cemais), tanto pessoalmente, quanto pelo telefone 3544 8985. O Cemais funciona das 7h às 11h e das 13h às 17, na Avenida Mário Raiter, 491, bem próximo ao Shopping Popular.
As aulas, totalmente gratuitas, começam no dia 7 de maio e serão ministradas no Centro Municipal de Formação (Cemfor), que funciona na Biblioteca Municipal Monteiro Lobato. Para a turma da comunidade, as aulas terminam em agosto, visto que cada encontro será de duas horas. Já para a turma dos professores, as aulas seguem até setembro, já que cada encontro será de uma hora e meia.
Quem ministrará o curso é a professora intérprete especialista em Libras, Ataíce Militão, que explica que para os pais e a comunidade, o curso será voltado para a inclusão do surdo na sociedade. Já para os profissionais, o curso terá como foco a atuação em sala de aula ou o atendimento individualizado do surdo. “A expectativa é manter uma rotina de formação de intérpretes de Libras, inclusive com a oferta de uma turma mais avançada depois deste curso básico”, explica.