Setembro amarelo é o mês da prevenção ao suicídio.
Oriundo de questões relacionadas à saúde mental, o suicídio é resultado de um agravamento de doenças como depressão e ansiedade, que, se agravadas, podem levar a tentativas de suicídio.
Em todo mundo, cerca de 700 mil pessoas cometem suicídio por ano. Realizar uma campanha de prevenção para evitar que esses números subam é uma preocupação da sociedade. Por conta disso, o setembro amarelo se mostrou uma alternativa de acolhimento e prevenção.
Palestras, abordagens orientativas, experimentos sociais, talk show e uma cartilha ilustrada por crianças para lembrar que violência contra a mulher é crime. Esses são alguns dos itens da lista desenvolvida no Agosto Lilás. E para falar mais da cartilha “Sorriso contra a violência”, na próxima quinta-feira, dia 28, será realizada uma “noite de autógrafos”. Todas a crianças que ilustraram a cartilha – uma iniciativa do Ministério Público de Mato Grosso e da Prefeitura Municipal, estarão presentes para falar dos desenhos criados.
A própria cartilha detalha que a violência somente pode ser extirpada com a atuação preventiva, por meio da educação. E para ilustrá-la os alunos da rede municipal criaram vários desenhos que em si só são um impacto ao tratar de violência doméstica. “Romper uma relação de violência não é uma ação da noite para o dia; essas vítimas precisam de suporte e compreensão”, reforça a gestora da Secretaria da Mulher e da Família (Semfa), Mara Fernandes.
“A cartilha foi planejada e executada por muitas mãos; esse é um trabalho coletivo e essa quinta-feira é um momento de prestigiar o lançamento e essas crianças que se dedicaram à falar não contra a violência feminina”, reforça.
Serviço:
O que: noite de autógrafos Cartilha Sorriso contra a violência
Data: 28 de agosto
Horário: 19 horas
Local: Auditório Magessi – Centro de Eventos Ari José Riedi
Este material só pode ser utilizado para fins jornalísticos, informativos e educativos, sempre citando a fonte original, conforme prevê a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).