De acordo com a nutricionista, Jamille Emanuelle Souza Foléis Serpa, responsável pela realização da oficina, na parte teórica foi destacada a incoerência entre o mundo produzir alimentos em quantidade suficiente, ao mesmo tempo em que milhões de pessoas passam fome. “Uma das causas é o desperdício de alimentos, ao longo de toda cadeia produtiva. Entre as alternativas para minimizar o problema é o aproveitamento na integralidade, consumindo as partes não convencionais (cascas, sementes, folhas, ramas, talos) que são tão nutritivas ou mais do que as partes comumente consumidas”, reforça.

No cardápio do dia, três receitas foram testadas e, após preparo, foram degustadas pelas participantes: Molho de melancia (substitui o molho de tomate), um refogado da entrecasca da melancia e "bifes" de casca de banana. Tudo com ingredientes naturais e sem conservantes.

A secretária de Assistência Social e primeira-dama, Jucélia Ferro, marcou presença na oficina e falou sobre o trabalho que a Assistência Social de Sorriso, vem desenvolvendo junto às famílias, principalmente, no aproveitamento de alimentos, em todas as unidades do Cras. “A oficina faz parte desse conjunto de atividades desenvolvidas pela secretaria, visando uma alimentação adequada e saudável para essas famílias”, completou.

No final da oficina, cada mulher presente recebeu um livreto com receitas que aproveitam integralmente os alimentos.