A pauta? Avançar nas negociações para viabilizar ações do programa habitacional Casa Verde Amarela em Sorriso. O grupo sorrisense foi recepcionado por Alfredo Eduardo dos Santos, secretário nacional de habitação do Ministério de Desenvolvimento Regional (MDR), que conduz as ações do Verde e Amarela.

“Estamos aqui hoje, cumprindo uma demanda do prefeito Ari Lafin e do secretário Ednilson Oliveira, para trazer este pedido ao Governo Federal, para que avalie a necessidade constante de novas habitações em Sorriso e contemple o Município com casas populares voltadas ao Grupo 1 do Casa Verde Amarela, composto por famílias com renda de até R$ 2 mil, ou seja, na faixa considerada como baixa renda”, detalha Baggio.

O coordenador ressalta que o Município já se comprometeu em contribuir com uma área para o conjunto habitacional, mas que somente após a definição de alguma ação específica, é que começarão a ser feitos novos cadastros para acesso ao programa habitacional. “Assim que isso for definido, daremos toda a divulgação necessária, dando a oportunidade de todos que têm interesse em conquistar a casa própria de participar do processo”.

Diferentemente do programa habitacional anterior, o Minha Casa, Minha Vida; o Verde e Amarela vai além somente da edificação de novas casas populares e também subsidia regularização fundiária e a melhoria de residências já edificadas.

Em visita ao Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR), eles reuniram com o secretário nacional de habitação, Alfredo Eduardo dos Santos, para tratar sobre a implantação de programas habitacionais em Sorriso, com o objetivo de facilitar o acesso da população à casa própria.

O secretário Alfredo expôs as opções que atualmente o Governo Federal disponibiliza, como o Programa Casa Verde Amarela, que é direcionados as famílias com renda mensal de até R$ 7 mil.

“Para a implantação deste programa, contamos com a união dos poderes, federal, estadual e municipal e o outro programa que temos é o Programa Pró-Moradia, que é direcionado para a população de baixa renda”, declarou o secretário nacional de habitação.

Busca junto ao Estado também

Além do programa federal, por meio da Secretaria da Cidade (Semcid), a Prefeitura segue em busca de outras alternativas para promover o acesso à moradia para muitos sorrisenses. Por meio da MT PAR, Sorriso foi “habilitado” pelo Governo do Estado para viabilizar o processo de novos empreendimentos habitacionais para mil residências.

De acordo com o titular da pasta, Ednilson Oliveira, o próximo passo será a elaboração e aprovação de projetos, abrir chamamento público para selecionar empresa que ficará responsável pelas obras, definição do local onde será o conjunto habitacional, dentre outras ações de parte técnica