Desde ontem (06), 1.272 famílias sorrisenses contam com um novo endereço: o Residencial Mário Raiter. São imóveis que irão abrigar sonhos como o de Maria Deusilene, que já contabilizou na ponta do lápis o quanto gastou com aluguel R$ 28,8 mil. “Mas agora isso ficou para trás. Começo uma nova etapa na minha vida a partir de agora. Agradeço muito a Deus por isso”, contou.

Essa mesma emoção de Maria, é partilhada por Ailza Maria de Oliveira e Oliveira, 58 anos, que há 21 mora em Sorriso e paga aluguel. “É muita emoção. Nem dormi direito na quarta-feira. Lá onde moro na minha rua, minhas amigas já se organizaram e me deram até panelas novas, que eu não tinha”. Ailza e o esposo mudam para o novo endereço nesta sexta-feira (07), já está tudo acertado. “A gente só não veio ontem (06), porque o moço da mudança não podia”, contou.

Assim como elas, Sônia Maria Lopes, 62 anos, já está com tudo organizado e contando os minutos para a mudança. “Venho com a minha netinha pra cá. Estou radiante”, comemorou. José Barros, 49 anos, e a esposa Luzinete, mudam no sábado (08), “é a realização de um sonho, ter o nosso próprio abrigo”, disse emocionado.

Emoção também partilhada pela família que dá o nome ao local. Valquíria Raiter é uma das filhas de Mário, além dela ele era pai de Patrícia e Cristiano e para ela, ver as pessoas receber a chave da própria residência foi muito especial. “Meu pai era uma pessoa muito ligada à família, à comunidade. Sempre ajudando os outros. Quero passa os mesmos valores para o meu filho, por isso, eu trouxe o Arthur junto para conhecer esse local”, destacou. “Para nós, o nome dele nesse Residencial é uma linda homenagem”.

Para Josias Medeiros, que estava acompanhado da esposa e das filhas de 3 e 5 anos, no momento da entrega, o imóvel significa “o porto seguro para a família retornar no fim do dia, confraternizar, crescer. É muita felicidade”.

E o porto seguro das famílias do Mário Raiter é um espaço amplo. 45 quadras integram o condomínio; 40 delas reservadas para área residencial e cinco para a área comercial e centro de múltiplo uso, espaço, aberto, creche e escola.

Os terrenos contam com 200m² e cada imóvel tem 49m² de área construída coberta, chegando a 60m² com o total da área coberta. Cada imóvel está avaliado em R$ 65 mil. Conforme o diretor da Construtora  Embracom, Cláudio Otawiano, toda a infra estrutura como rede de água e esgoto já está disponível.

A partir de ontem, cada contemplado tem até 30 dias para realizar a mudança. Os beneficiários têm 120 meses (10 anos) para quitar o imóvel, com parcelas que variam de R$ 80,00 a R$ 100,00, dependendo do valor da renda de cada um.

Para o prefeito Ari Lafin, “poder contribuir com o sonho de cada uma dessas pessoas é também a realização de um sonho para mim. Saber que hoje já teremos gente residindo em sua própria casa, é emoção demais. Hoje é um dia de festa”, ressaltou.

Já o superintendente estadual do Banco do Brasil, Sotero Sierra Neto, destacou a forma de organização e estruturação do Mário Raiter, “é um exemplo para nós do próprio Banco do Brasil. No momento, esse é o maior Residencial que entramos como agência financiadora e vamos levar esse modelo para outros municípios”.

O evento também foi acompanhado de perto pelo governador do Estado, Pedro Taques, que entregou a chave da casa para um dos contemplados e pontuou o compromisso de investir no Residencial com a construção de uma escola estadual. Taques também desejou felicidades aos contemplados com os imóveis.

Já o ministro das Cidades, Bruno Araújo, citou que o programa habitacional Minha Casa, Minha Vida, foi reestruturado e tem recebido atenção especial do Governo federal, pois “habitação é qualidade de vida e necessidade básica de todos nós”.

Localizado no Industrial Nova Prata, o Mário Raiter, recebeu R$ 83.179.438,08 do Fundo de Arrendamento Residencial (FAR), do Governo Federal, cuja agência financiadora é o Banco do Brasil; o local também recebeu investimentos de R$ 10,5 milhões de contrapartida da Prefeitura Municipal aplicados na aquisição da área. Além de um convênio com o Governo do Estado orçado em R$ 5,6 milhões para os serviços de drenagem. Deste último, o Governo do Estado já depositou na conta da Prefeitura R$ 700 mil até o momento.

Papai Noel em novo endereço

Com 74 anos completados na última sexta-feira (30), barba branca e longa sob o peito, seu Egídio Weizenmann, é conhecido em Sorriso como “Papai Noel”. Isso porque todos os anos no mês de dezembro ele usa a roupa do bom velhinho e fez a festa dos baixinhos e dos não tão baixinhos assim.

Durante muitos anos, seu Egídio foi caseiro em uma fazenda. Depois de sofrer um acidente, teve que parar de trabalhar e foi morar com um filho. Há nove anos, ele e a esposa, dona Irina, estavam aguardando por uma casa. “Quando recebemos a notícia de que estávamos na lista, nem acreditamos de tanta felicidade. Nem eu, nem ela”, conta um sorridente “Papai Noel”.

“Agora o Papai Noel vai morar na Avenida Elias Maciel, nº 31, esquina com 7 de Setembro. E para esse ano já quero construir a casinha do Papai Noel na frente da nossa casa”, relata orgulhoso. Segundo seu Egídio, ele e dona Irina deveriam se mudar ainda ontem, “nosso filho vai vir ajudar a gente”. E para esse Natal ele já contratou ajudante, “esse bairro vai ter muita criança. Já chamei o Belmiro pra ser meu ajudante de Papai Noel”, finaliza com um grande sorriso de alegria, a mesma que todos os outros contemplados estão sentindo.