Representantes do Conselho Municipal do Fundo de Transportes e Habitação (Fethab) reuniram-se, na manhã de hoje (23), na Casa dos Conselhos, para prestação de contas do terceiro quadrimestre de 2017. Participaram do encontro os secretários municipais Leonir Capitânio (secretário de Transportes e presidente do Conselho), Sérgio Kocova Silva (Fazenda), Sardi Trevisol (Agricultura e Meio Ambiente), Luis Fábio Marchioro (Governo),  os vereadores Acácio Ambrosini e Toco Baggio; os representantes dos produtores rurais Fernando Pozzobom e Tiago Stefanello Nogueira, e demais representantes do poder público, como o conselheiro Valdocy Fernandes da Silva.

Somente de setembro a dezembro do ano passado, a Secretaria de Transportes do município distribuiu 1,3 mil cargas de cascalho em estradas da região do Vale do Verde, divididas da seguinte forma: 150 cargas na Estrada Canan, 300 na Estrada Chiapetti, 60 na Estrada Itachin, 200 na Estrada Graibin, 300 na Estrada Linha Norte, 200 na Estrada Celeste e 50 na Estrada Realeza. A Linha Vale do Verde também recebeu o serviço de levantamento e patrolamento.

Com um orçamento de R$ 1.179.170,98, entre recursos estaduais e municipais, a Secretaria utilizou 1.084.547,24, deixando para 2018 um saldo de R$ 95.313,37. Além das ações executadas nas vias listadas acima, também foram construídos bueiros nas estradas Armando, Chiapetti e Vale do Verde; e pontes de madeira nas estradas Armando e Linha Norte.

As estradas que receberam o serviço de patrolamento, com um total de 1,2 km foram: Linha Sodema, Pau Oco, Adolfo Henrique Ferronato, MT 560, MT 490, MT 222, MT 485 (Morocó), Travessa Santa Maria da Amazônia, Travessa Pirapó, Estrada Ferraz, Estrada Possamai, Travessa Cedro Rosa, MT 499 e Travessa Copacel. As pontes da Estrada Vale do Verde e da MT 490 também receberam o serviço de aterro das cabeceiras.

A prestação de contas foi aprovada por unanimidade e a reunião também serviu para que o grupo avançasse no planejamento de ações para este ano, com vistas a evitar problemas como os registrados no início deste ano, quando as fortes chuvas causaram danos severos nas estradas vicinais e demandaram uma força-tarefa entre o poder público e os produtores rurais.

“Precisamos nos antecipar a estas situações, com uma reunião para planejar estas ações no início de janeiro ou ainda em dezembro”, comentou o produtor Tiago Stefanello Nogueira. A proposta foi acatada pelo Conselho, com a definição do planejamento dos trabalhos do início da safra ainda em dezembro do ano anterior a ela.

O trabalho conjunto entre Prefeitura e produtores rurais se dá não somente no momento de se estruturarem as ações, mas também no momento de executá-las. “Sem a parceria com os produtores rurais, não seria possível fazer tanto quanto fazemos”, reforçou Capitânio. Durante 2017, a Secretaria Municipal de Transportes investiu R$ 8.326,245,43.

Do Governo do Estado, Sorriso recebeu  R$ 2.643.662,80 referente ao Fethab e R$ 5.183.680,12 do Governo Federal, referente ao imposto sobre a propriedade territorial rural (ITR). No entanto, de acordo com os produtores presentes à reunião, o valor do Fethab repassado pelo Governo do Estado ao município é pequeno quando comparado a quanto cada produtor tem de pagar referente a este imposto. “Este montante que veio é somente referente ao Fethab sobre o diesel, mas do Fethab 2, não vimos nada”, aponta Tiago.

Para Fernando Pozzobom, a alternativa é reforçar as negociações junto aos deputados estaduais para que mais recursos sejam destinados ao município com vistas a manter as estradas em boas condições de trafegabilidade. “Precisamos unir forças entre o Sindicato Rural, a Aprosoja e Câmara de Vereadores para trazer estes recursos para o município”.