Os integrantes do Conselho Municipal de Saneamento reuniram  na manhã de terça feira (03) no Paço Municipal, para tratar de diversos assuntos, entre eles os serviços de implantação da rede de esgoto, que está paralisada.  Mas o assunto que teve maior destaque foram  as reclamações feitas pelos usuários ao Departamento Municipal de Agua e Esgoto.

Segundo Rafael Leite Bertolazzi, coordenador do departamento de água e esgoto, foram várias as reclamações de contas de água com valores altos que chegaram ao departamento, “ nós recebemos muita reclamação referente a valores de faturas e falta de água,  principalmente no  bairro Mário Raiter, e também a turbidez na água na região Leste. Mediante essas reclamações nós chamamos os fiscais da vigilância sanitária e fizemos visita in loco, onde foi coletado amostra de água para ser analisada e saber se atendia a portaria do Ministério da Saúde. E foi encontrado algumas irregularidades e notificamos a concessionária para tomar providências  e sanado o problema. Depois deste prazo voltamos e comprovamos que o problema tinha sido resolvido,” ressaltou ele.

Ainda segundo Bertolazzi , todo morador que perceber que a água apresenta cor, cheiro, ou sabor deve procurar a vigilância sanitária e denunciar para que a equipe verifique a situação.

Sobre os altos valores das faturas recebidas pelos moradores do bairro Mario Raiter, o coordenador de operações da concessionária responsável pelo fornecimento de água Jeferson de Paula, afirma que vai verificar caso a caso, “ tivemos o conhecimento dessas reclamações de faturas com valores altos e decidimos montar um ponto de atendimento aos usuários do residencial Mário Raiter,  com atendentes, vistoriadores para estar no local, casa por casa, verificando cada caso. Então a partir desta quarta feira(03), já estaremos atendendo lá”, explicou.

O prefeito Ari Lafin explicou que as obras ainda estão paradas, por que a concessionária não apresentou uma planilha da recuperação das obras, “nós estamos aguardando uma planilha de recuperação das obras que já foram feitas por eles e não ficaram boa e do jeito que estava sendo feito nós não concordamos com o que foi feito até o momento, pois ficou rim, viraram buracos os cortes feitos por eles, então paralisamos até que recupere o que foi feito e melhora as próximas e que sejam com mais qualidades”, relatou ele.

O Lafin pontuou também, sobre o veto no aumento da tarifa requerida pela concessionária, onde solicitaram um aumento na taxa de água e esgoto, “ eu sempre digo e volto repetir,  como prefeito de Sorriso e presidente do conselho,  nós vetamos  aqui o pedido de aumento na taxa de água de 28% ao ano, pois  tenho compromisso de combater preços abusivos, e não vejo uma base para aumentar esse percentual no ano. Criamos uma comissão para debater os parâmetros  dos  aumentos tarifários  para os próximos anos, com critérios e baseado em dados.  Estamos trabalhando em prol da população que merece todo nosso respeito”, disse.