A 4ª Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa realizada em Sorriso nos dias 19 e 20 de março, reuniu cerca de 220 pessoas que debateram os “Desafios de envelhecer no século XXI e o papel das políticas públicas”. Conforme a secretária de Assistência Social, Jucélia Ferro, o encontro foi essencial para discutir quais os principais desafios enfrentados por idosos na sociedade atual.

“Encontros como esse são essências para que possamos debater a realidade do idoso. A estrutura social em que a terceira idade está inserida hoje, qual seria o ambiente ideal e o que podemos fazer para atingir essa meta”, pontuou Jucélia.

Dentro do eixo principal, foram discutidos os seguintes sub-eixos: direitos fundamentais na construção e na efetivação de políticas públicas; educação: assegurando direitos e emancipação humana; enfrentamento à violação dos direitos humanos da pessoa idosa; e Conselhos de Direitos: seu papel na efetivação do controle social na geração e implementação das políticas públicas.

Segundo o presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa (COMDIS), Elídio Farina, durante o encontro foram eleitos quatro delegados municipais, dois representantes da sociedade civil organizada e dois do poder público, para representar e levar as propostas de Sorriso para a Conferência Estadual, prevista para ser realizada até 15 de agosto. Já a Conferência Nacional, que deve reunir as propostas de todos os estados, tem prazo final estipulado para 15 de novembro.

Esta é a 4ª Conferência Municipal e a 5ª Nacional. No município, o debate é promovido pelo COMDIS com o apoio da Prefeitura Municipal por meio da Secretaria de Assistência Social.