Sorriso como uma potencial cidade para investimentos de grupos chineses. Essa é a projeção da Câmara de Comércio integrada por empresários brasileiros e chineses que visita o município desde sábado (22).

Nesta manhã (24), o grupo integrado pelo chinês, Ye Kangmiao, e os brasileiros, Jefferson dos Reis e Luiz Cacace Neto, visitou o prefeito Ari Lafin e o secretário de Indústria, Comércio e Turismo, Cláudio Drusina, para apresentar dois projetos de expansão: implantar uma fábrica de fertilizantes, além do projeto de tornar Sorriso cidade irmã de um município chinês.

Reis detalha que o primeiro dos projetos, a instalação da fábrica de fertilizantes “é uma proposta bem adiantada e que contou com muita análise”. Para chegar até o município, os empresários primeiro realizaram um estudo do Mato Grosso e das regiões produtoras de grãos. “A partir dos dados, focamos em Sorriso para a futura instalação”, detalha.

Já o segundo projeto, o da transformação em cidade irmã, requer um novo e detalhado estudo, pois é necessário que seja um município chinês com características parecidas com o município brasileiro, para a realização de intercâmbio, por exemplo. “Mas vamos trabalhar essa proposta também”, ressalta Reis.

De acordo com o secretário Drusina, o grupo aproveitou o período para conhecer propriedades e empresas. “Estivemos com a comitiva nas propriedades do Grupo Lucion, na Coame e na Marombi para que eles pudessem conhecer in loco um pouco do processo produtivo daqui e levar essa experiência para lá. Com certeza, essa será a primeira de uma série de muitas visitas”, adianta Drusina.

Para o prefeito Ari Lafin, o fato de a comitiva ter optado por conhecer o município e ter demonstrado intenções de investir “deixa claro o quanto avançamos em tecnologia. Não somos somente um celeiro produtivo. Despontamos também em tecnologia, conhecimento e crescimento colaborativo com a nossa região”, pontua.

Crescimento tecnológico que inclusive, chamou a atenção da comitiva de investidores. “É uma cidade maravilhosa. Saímos daqui com a impressão de uma cidade moderna em todos os sentidos”, finaliza Reis em nome da comitiva.