Os integrantes do Comitê Municipal de Acompanhamento e Assessoramento às Ações de Controle em Vigilância em Saúde reuniram na tarde desta terça feira (21), na Casa dos Conselhos, para discutir sobre as ações que serão desenvolvidas no combate ao mosquito Aedes  Aegypti, haja visto o grande índice de focos encontrados nas residências.
No último levantamento o índice de foco do mosquito chegou a 3.92 e o aceitável pelo Ministério da Saúde é de 1.0. O comitê é composto por vinte e dois representantes de várias instituições dos diversos setores da sociedade.
O presidente do comitê, Carlos Vieira, salienta a importância da participação da sociedade organizada e dos presidentes de bairros na reunião, “ é muito importante estas discussões, pois daqui saem ações que serão desenvolvidas junto com toda a população no enfrentamento do mosquito da dengue, zika e chicungunha,” explicou o presidente.
Também esteve presente na reunião a Coordenadora de Vigilância em Saúde, da Secretaria de Saúde e Saneamento, Tayná Vacaro, que reforçou os cuidados com o mosquito.
“Precisamos fazer a remoção de todo e qualquer recipiente que possa servir de criadouro do mosquito Aedes aegypti, comuns em lixo, brinquedos, vasos de flor, baldes, tanques, dispostos no terreno das residências. A manutenção da limpeza dos terrenos e a cooperação no combate ao aedes aegypti é responsabilidade de todos os cidadãos”, salientou ela.
Na ocasião uma nova vice presidente foi eleita, pois o cargo de vice presidente do conselho era ocupado pelo vereador Leandro Damiani, que após ser eleito teve que deixar o cargo devido ao estatuto do conselho. Maria Souta,foi eleita para assumir o cargo. “Fui eleita hoje como vice presidente do comitê e quer unir forças junto com os demais colegas que integram esse comitê  no combate a dengue”, afirmou ela.
A próxima reunião está marcada para o dia 30 de maio deste ano.