Traçar o esboço de uma cidade cada vez mais bonita, acessível e acolhedora. Esse foi o objetivo da reunião realizada ontem pela Comissão de Paisagismo e Recuperação Ambiental com empresários locais.  De acordo com o vice-prefeito, Gerson Bicego, durante a reunião foram apresentados os avanços e trabalhos realizados em 2017, além de definir novas metas, como a recuperação da praça em frente ao Horto Municipal e da Avenida Tancredo Neves.

Bicego destacou que a escolha dos pontos foi realizada em conjunto pela Comissão e apoiadores do projeto.  “Nos próximos 90 dias, as equipes da Prefeitura Municipal irão concentrar os trabalhos na Avenida Tancredo Neves e na praça”, disse. Segundo o vice-prefeito, “além do plantio e manutenção de espécies nativas, nosso foco é manter condições de acessibilidade e visibilidade nas avenidas”.

O vice-prefeito também salientou a importância da parceria com empresários e a comunidade sorrisense. “A parceria foi fundamental para que pudéssemos desenvolver esse trabalho. Nossos parceiros investiram cerca de R$ 200,00 a R$ 300,00 cada um nesse projeto. A manutenção é realizada pelas nossas equipes, mas sem o apoio dos empresários, nada disso seria possível”, salientou.

Para o empresário Marcos José Coscodai, parceiro do projeto de paisagismo e recuperação ambiental, é essencial cuidar da cidade. “Buscamos novas ideias para deixar a cidade cada dia mais bonita e acolhedora. A meta para esse ano é adequar espaços em que houver necessidade e implantar o trabalho em outros pontos”, frisou.

Os secretários Leonardo Zanchetta, da Cidade e Pedrinho Silva, de Obras e Serviços Urbanos, reforçaram a preocupação da Comissão com a acessibilidade. Silva pontuou que o trabalho levará em conta o cuidado necessário com o plantio de árvores nos canteiros centrais e também com as faixas de pedestres. Já Zanchetta lembrou que as espécies escolhidas para o plantio não podem comprometer calçamento, pavimentação asfáltica e a visibilidade.

Além do paisagismo realizado nos canteiros de avenidas, em 2017, as equipes recuperaram e readequaram o Horto Florestal Sebastião Almeida da Silva, a Avenida Brasil e praças centrais.

A Comissão de Paisagismo e Recuperação Ambiental é formada por representantes da Prefeitura Municipal e da sociedade civil. Integram a comissão Angelo Rodrigues, Marly Batista Aguiar e Astrid Adriane Buttgen, da Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente; Pedrinho Gilmar da Silva e Adelso Aguiar, da Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos; Leonardo Zanchetta, da Secretaria Municipal de Cidade; Marisa Neto e Silvana Faccio da Câmara Municipal de Sorriso; Jaqueline Enóquio de Souza da Faculdade Centro Mato-Grossense (FACEM); Lindomar Kinzler do Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT – Campus Sorriso);  Caio Müller da Universidade de Cuiabá ( UNIC – Campus Sorriso) e Karina Guimarães do Rotary Jóia do Cerrado.