A comissão da limpeza do município formada por representantes do Núcleo Integrado de Fiscalização – NIF, Núcleo de Ações Integradas – NAI, Secretaria de Obras e Serviços Públicos, Casa dos Conselhos, Vigilância da Saúde e Atenção Básica, esteve reunida na manhã desta sexta-feira (14), para apresentar o relatório das notificações de terrenos baldios sujos, bem como, problemas com água servida (águas provenientes da totalidade do esgoto doméstico ou comercial, derivadas dos vasos sanitários, chuveiros, lavatórios de banheiro, banheiras, tanques, máquinas de lavar roupas, pias de cozinha e lavagem de automóveis) e lixo seco deixado nas calçadas, fora das datas do recolhimento do calendário.

O número de proprietários de terrenos sujos que foram notificados chegou a 3.606 neste ano. Parte deles, já foram comunicados através da nova Lei Complementar 277/2018 que autoriza e regulamenta a realização de serviços de roçada e limpeza em imóveis urbanos pela Administração Pública, institui e disciplina a cobrança. Com isso, os proprietários são notificados, transcorridos 15 dias, se a limpeza não for realizada pelo proprietário do terreno, a Prefeitura de Sorriso autoriza a multa com valores de R$ 350 a R$ 30 mil reais, dependendo da área. Depois da multa, a Prefeitura faz a limpeza, como consta na nova lei e emite a cobrança pelo serviço.

Proprietários de residências que estão trazendo problemas com a água servida, também foram comunicados. Ao todo 71 residências foram notificadas, sendo que 24 delas receberam a multa no valor de R$ 2 mil. Este problema, quando o cidadão é notificado pela Prefeitura, deve ser resolvido de imediato, isso devido os problemas que esta “água parada” pode acarretar com o mosquito da dengue, entre outras doenças.

Neste ano também, 10 pessoas que deixaram o lixo seco em calçadas, fora do calendário instituído pela Prefeitura de Sorriso, receberam a multa, também no valor de R$ 2 mil. Neste período de recesso a coleta do lixo seco, volta no dia 14 de janeiro, já seguindo o novo calendário.

Todos estes dados são apresentados como parte de um trabalho de integração, que visa promover ações de limpeza e manutenção da infraestrutura, o que traz benefícios diretos para a saúde de todos, bem como, para a imagem da cidade.