A Comissão Pró Escola Militar esteve reunida nesta manhã (02), para definir detalhes relacionados ao início das atividades. De acordo com o comandante do 12º Batalhão de Polícia Militar, Major Jorge Almeida, a companhia aguarda instruções da Secretaria de Estado de  Segurança Pública (Sesp) quanto ao  “processo seletivo para início das atividades. Esperamos o edital para saber como serão os procedimentos em Sorriso”, pontuou.

O assessor pedagógico da Secretaria de Estado de Educação, Zeferino Passos Guarrezi Júnior, pontuou que desde a semana passada a unidade de Sorriso consta no sistema da Secid. “Já é possível atribuir no sistema todas as informações como nome de diretor, secretário escolar, professores, vigias. Estamos apenas aguardando essas informações que serão fornecidas pela Sesp”, explicou.

Inicialmente, a Escola Militar Cabo Antônio Dilceu da Silva Amaral entrará em atividade nas salas do pavimento superior do edifício anexo ao Park Shopping Sorriso.  Ao todo, 180 alunos, dos 7º, 8º e 9º Anos do Ensino Fundamental e 1º, 2º e 3º Anos do Ensino Médio serão atendidos na unidade.

Em entrevista anterior, o coronel Valter Luiz Razera, responsável pelo 3.º Comando Regional de Sinop, já havia afirmado que o processo de seleção dos alunos para a unidade seria definido por meio de um edital preparado pela Sesp, seguindo os moldes da Escola Tiradentes, de Cuiabá. “Atuei por um ano como diretor da Escola Tiradentes e o processo seletivo é feito por uma prova de conhecimentos gerais, sendo que 50% das vagas são destinadas para filhos de militares e as demais para a comunidade em geral”, explicou o comandante na época, reforçando que a unidade vai contribuir de maneira significativa para o reforço dos valores ligados à hierarquia e à disciplina.

Na reunião de hoje a secretária de Educação e Cultura, Lúcia Drechsler, pontuou o apoio da Administração Municipal na implantação da Escola. Lúcia lembrou que a Prefeitura viabilizou o custeio do aluguel e a disponibilização do mobiliário para a cozinha e a sala dos professores nestes primeiros meses de funcionamento da unidade escolar.

Além disso, a Administração Municipal já destinou uma área no Portal Kaiabi para que o Governo do Estado possa construir o prédio para abrigar a escola de forma definitiva. “Dos 141 municípios do Estado, apenas quatro foram selecionados para receber escolas militares e é muito gratificante que Sorriso tenha sido um destes municípios contemplados”, pontuou o vice-prefeito Gerson Bicego, também presente na reunião.

Também participaram do encontro, o coordenador da UAB, Welton Beraldo da Silva, o empresário, Jorge Baldo, um dos maiores entusiastas para a implantação da escola no município, o suplente de deputado federal, Éderson Dal Molin, além de representantes da Secretaria de Educação e Cultura e de um assessor do Legislativo local.