Em maio, a conscientização é sobre a conduta no trânsito. Estar consciente sobre as nossas atitudes no trânsito é fundamental para evitar acidentes e promover uma melhor relação entre motorista, motociclista, ciclista e pedestre.
“O combate à homofobia como compromisso social” é o tema deste ano do 4.º Fórum de Combate à Homofobia. O evento será realizado no dia 20 de maio no Auditório Magessi do Centro de Eventos Ari José Riedi no Rota do Sol e contará com apresentação cultural, palestra e roda de conversa. A organização é da Secretaria da Mulher e da Família (Semfa).
A programação deve iniciar às 18h30 com apresentação cultural do cantor Fábio Pedrotti, na sequência será realizada a abertura oficial e, a partir das 19h20 terá início a palestra com o especialista em direitos humanos e diversidade, Clóvis Arantes, que será o responsável pela temática central do combate à homofobia como compromisso social. Clóvis é mestre em políticas públicas em educação e coordenador geral da Associação da Parada da Diversidade Sexual em Mato Grosso.
No evento também será apresentada a proposta de um projeto de conferência municipal LGBTQIAPN+. Outro ponto é o lançamento da proposta de criação do conselho municipal LGBTQIAPN+. Vale ressaltar que a sigla LGBTQIAPN+ carrega um conjunto de significados: L (lésbicas), G (gays), B (bissexuais), T (transgêneros), Q (queer), I (intersexo), A (assexuais), P (pansexuais), N (não-binários) e o "+", que indica a inclusão de outras identidades não mencionadas.
Ainda, o encontro contará com a presença dos professores Ana Reni e João Sobrinho que irão mediar a roda de conversa “Educar para Respeitar” que irá debater como a escola e a sociedade podem colaborar para um ambiente mais respeitoso e seguro. Ana Reni é professora, psicanalista e pedagoga da Rede Municipal de Educação; e o professor João Sobrinho é psicólogo clinico, especialista em Neuropsicologia e especialista em Saúde Mental e Atenção Psicossocial.
Toda a formação é gratuita e gera certificado de oito horas. Os interessados em participar já podem se inscrever pelo link https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSf85AjNv4VIXwlmVV3BHesz_6qsYl4CKWpUvV3ifK37HMCuFg/viewform?pli=1&pli=1.
“O Fórum é um momento de vivência, de discutirmos e salientarmos a necessidade do respeito em sociedade; a própria temática de 2025 tem o respeito como compromisso social e precisamos que o respeito seja praticado em todos os âmbitos da sociedade”, frisa a gestora da Semfa, Mara Fernandes. “Um ambiente com respeito preserva vidas e direitos de todos os cidadãos”, completa a secretária.
Dia internacional de luta contra a homofobia
Em 17 de maio, em 1990, a Organização Mundial da Saúde (OMS) retirou a homossexualidade da Classificação Estatística Internacional de Doenças e Problemas Relacionados com a Saúde (CID). A partir de então, a data ficou conhecida como Dia Internacional de Luta Contra a Homofobia. Visando dar visibilidade às outras identidades que também sofrem preconceito e discriminação, surgiu um movimento ainda mais forte na luta contra as violações dos direitos LGBTQIAPN+.
PROGRAMAÇÃO
18h30min - Acolhimento e apresentação cultural cantos Fábio Pedrotti
19h – Abertura oficial e composição da mesa de honra
19h20min – Palestra: “O combate à homofobia como compromisso social”
Palestrante convidado: Clóvis Arantes - Especialista em direitos humanos e diversidade
20h10min – pausa
20h30min - apresentação do projeto de Conferência Municipal LGBTQIAPN+
- Lançamento da proposta de criação do Conselho Municipal LGBTQIAPN+
20h50 – Roda de conversa: “Educar Para Respeitar”
Mediadores Profª. Ana Reni – Psicanalista e Pedagoga da Rede Municipal de Educação
Prof. João Sobrinho – Psicólogo Clinico, Especialista em Neuropsicologia e Especialista em Saúde Mental e Atenção Psicossocial
Tema: Como a escola e a sociedade podem colaborar para um ambiente mais respeitoso e seguro.
Este material só pode ser utilizado para fins jornalísticos, informativos e educativos, sempre citando a fonte original, conforme prevê a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).