A secretária pontua que a Educação está em constante movimento, e mesmo diante da pandemia a busca pela formação continuada não pode parar. “No ano passado nós realizamos vários encontros online, sempre buscando a atualização profissional. Então, para iniciar 2021 voltamos às plataformas digitais”, frisa.

Segundo Lúcia, na próxima semana as formações continuadas de 2021 já terão início. Na primeira semana os encontros serão virtuais e a partir de março os encontros voltam a ser presenciais, contudo, seguindo todas as medidas preventivas em relação à Covid-19, atentando para o número de pessoas em sala, evitando aglomerações. “Além das salas do CEMFOR, que atua em anexo à Biblioteca Monteiro Lobato, teremos formações nas salas da UNIC”, detalha Lúcia. “Lembrando que todos devem fazer uso da máscara e que iremos disponibilizar álcool 70º em todos os espaços”.

Lúcia lembra que a meta é ofertar capacitações continuadas aos profissionais da educação, com um cronograma de trabalho que atenda às necessidades formativas da rede municipal nos níveis e áreas de atuação do professor. Em 2020, 867 profissionais realizaram cursos no CEMFOR. O objetivo desse ano é ampliar esse público, pois os Cemeis Rota do Sol e Nova Aliança também passarão a atender.

O trabalho do CEMFOR é pautado no acompanhamento didático-pedagógico, desenvolvido nas unidades escolares (escolas e Cemeis), proposto pela equipe técnica do Departamento Pedagógico da SEMEC, objetivando também apreciação e intervenção sobre os dados das avaliações diagnósticas internas (Sondar) realizadas pela pasta e avaliações externas - Hábile, Saeb, entre outras.

Em funcionamento desde abril de 2018, o espaço oferta formações quinzenais voltadas para profissionais da educação infantil aos anos finais do ensino fundamental, equipes gestoras e professores responsáveis pelo atendimento escolar especializado. Lúcia finaliza lembrando que a formação continuada está no Plano Nacional e Municipal de Educação (aprovado pela Lei 3.064 de 06 de outubro de 2020), visando à qualidade e equidade na educação, garantindo o direito à formação e atualização profissional docente.