Prefeitura Municipal de Sorriso

Avenida Porto Alegre nº 2525 - Centro
Horário de atendimento ao público: das 07:00 às 13:00
Reforma e ampliação da UPA

Com previsão de entrega para fim do ano, Prefeitura intensifica obras da UPA

Publicado em 18 de outubro de 2023 às 09:57

O aviso postado logo na entrada da UPA Sara Akemi Ichicava pedindo compreensão pelo transtorno, ao mesmo tempo em que lembra que a obra trará mais qualidade e agilidade no atendimento ofertafo, nunca foi tão verdadeiro. Ontem, 17 de outubro, as equipes promoveram um verdadeiro "quebra-quebra" na parte interna do ambiente. A medida, que contou com a abertura de novas portas, novas zonas de circulação, se fez necessária para ampliar o futuro espaço de atendimento. Contudo, para garantir a ampliação, nesse momento, o atendimento prestado também precisou passar por alterações. "Não vamos deixar ninguém sem atendimento, porém pode demorar um pouquinho mais para atender casos menos graves, situações que no momentoda triagem não são classificadas como emergência/urgência", frisa o secretário de Saúde e Saneamento,  Luis Fábio Marchioro. A previsão é concluir   a ampliação até dezembro.

Já se antecipando a situação, desde o dia 25 de setembro, a Secretaria de Saúde abriu uma extensão da UPA Sara Akemi Ichicava na estrutura do PSF Central. Com uma equipe própria, o espaço de apoio atende das 19 horas à meia-noite, de segunda a sexta-feira. A medida é válida também para os finais de semana e feriados quanto o atendimento é das 7 às 19 horas.

Luis Fábio explica que em avaliação com o prefeito Ari Lafin a equipe optou pela abertura do ponto de apoio devido ao ritmo acelerado e pontos internos da unidade em que a obra está concentrada nesse momento. “Estamos em obras; contudo, nosso compromisso é não deixar ninguém sem atendimento e pensando em dar mais vazão, optamos por abrir esse ponto de apoio no PSF Central”, reforça o secretário.

Por outro lado, as equipes do PSF continuam atendendo normalmente de segunda a sexta-feira das 7 às 11 e das 13 às 17 horas, sem prejuízo aos pacientes.

“O que fizemos foi intensificar o atendimento colocando uma equipe da UPA para atender no local; dessa forma, os pacientes dão entrada pela UPA e são triados normalmente; pacientes indicados no Protocolo de Manchester como não urgências são encaminhados para o atendimento dessa equipe extra", detalha. A intenção é acelerar o atendimento e diminuir o tempo de espera.

Vale lembrar que a UPA atende vários tipos de situações, incluindo emergência/urgência. “Nesses casos, a equipe prioriza emergência/urgência e dá uma parada no apoio da baixa complexidade, o que, reforçamos mais uma vez, requer tempo e dedicação, afinal, estamos falando do risco de risco de vida e prezamos pela vida de todos que buscam os serviços municipais de saúde”, completa.

O gestor destaca que o Município oferta 100% de cobertura com 28 PSFs e serviços de pronto atendimento também na Zona Leste e no Rota do Sol à noite, além da UPA na área central.

Veja o funcionamento de cada espaço

O PSF Novos Campos, a Upinha da Zona Leste, atende de forma estendida, de segunda à sexta-feira das 18 horas até às seis horas da manhã do dia seguinte. E 24 horas aos sábados e domingos. Já o PSF do Santa Clara atende com horário estendido, como Upinha,  das 18 horas à meia-noite de segunda a sexta-feira. E vale lembrar que ambos atendem normalmente como PSFs durante o dia.

E a UPA Sara Akemi Ichicava você já sabe: funciona 24 horas.

Texto: Claudia Lazarotto
Fotos: Ney Pinheiro