O prefeito Ari Lafin participou nesta manhã (08) da abertura da Semana de Prevenção a Incêndios.  A iniciativa tem como objetivo conscientizar e alertar a população com palestras e ações preventivas, bem como orientações em casos de emergência. Em todo o Estado estão sendo realizadas atividades e orientações.  No município, o evento foi realizado na 10ª Companhia Independente de Bombeiro Militar e as ações contem com vários parceiros.

De acordo com o responsável pela 10ª CIBM, major Weber Dionísio Batista Júnior, o foco é alertar a população sobre o risco de queimadas urbanas e rurais. “Há tanto o dano ambiental quanto o dano para a população, pois a fumaça persiste por dias e quem enfrenta problemas respiratórios, crianças e idosos, acabam com o quadro agravado”, pontua.

Weber destaca que entre as ações a serem realizadas durante o período preventivo estão o treinamento e a formação de brigadistas, visitas aos assentamentos e um concurso de redação nas escolas municipais. “Todas as ações tem o intuito de informar e prevenir. A ação nos assentamentos é orientativa e de combate, caso ocorra incêndio. O concurso de redação busca trabalhar com as crianças a conscientização, e, a partir delas, a conscientização das famílias”, explica. “Já os brigadistas irão atuar no combate direto ao fogo”, ressalta.

O major acrescenta ainda que na área rural, o período proibitivo de queimada é de 15 de julho a 15 de outubro. Durante este período, o uso de fogo para manejo e limpeza de áreas rurais é ação passível de seis meses a quatro anos de prisão e de aplicação de multas. Na área urbana a queimada é proibida o ano todo. “Queimada é crime ambiental”, lembra.

O prefeito Ari Lafin destaca que o trabalho conjunto torna todos mais fortes e atuantes. “Pedimos a colaboração de todos nessa tarefa. São ações simples, na área urbana, solicitamos que as folhas secas do quintal sejam coletadas e acondicionadas para o descarte correto observando o calendário de coleta do lixo seco. Outro exemplo, é a realização da roçada em terrenos baldios. Precisamos ter clareza que ao evitar queimadas estamos propiciando qualidade de vida para nós mesmos”, frisa Ari.

Denúncias em relação a queimadas e crimes ambientais podem ser feitas diretamente pelo telefone 3545-4769, no horário das 7 às 13 horas, ou diretamente no 193 do Corpo de Bombeiros. Além da Prefeitura e do Corpo de Bombeiros, participam da ação o Ciopaer, a Aces, CDL, Conseg, Comsep, Polícia Militar e Sindicato Rural.