Políticas públicas, gestão e a participação popular estão em debate hoje (06), em Sorriso, na 6ª Conferência da Cidade de Sorriso. Com a temática “Função Social da Cidade e da Propriedade”, o evento reúne cerca de  180 participantes no auditório do Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT). As discussões que iniciaram às 8 horas, seguem até às 17 horas.

Com o lema “Cidades Inclusivas, Participativas e Socialmente Justas”, o evento conta com representantes do governo e da sociedade civil organizada para debater e decidir as prioridades nas políticas públicas de Desenvolvimento Urbano do Município. De acordo com o secretário da Cidade, Leonardo Zanchetta, a “Conferência vem ao encontro da discussão já em andamento com o plano diretor de mobilidade”.

Zanchetta destaca que após a apresentação do levantamento urbano realizado pela Secretaria da Cidade, serão criadas quatro câmaras temáticas para que a população presente possa discutir e apresentar sugestões. As câmaras temáticas debatem as áreas de habitação, saneamento, mobilidade urbana e acessibilidade e planejamento urbano e controle social.

“Durante a tarde, as câmaras temáticas irão elaborar propostas. Todas as propostas serão encaminhadas em forma de relatório ao Governo Federal”, explicou o secretário.

Presente no evento, o prefeito Ari Lafin, pontuou a importância de discutir o desenvolvimento ordenado do município. “Dentro de 30 dias vamos implantar o Conselho da Cidade e a partir dessa organização vamos buscar mais programas e projetos focados na função social da cidade junto ao Governo do Estado e também Governo Federal”, disse.

No decorrer da 6ª Conferência, serão eleitos os 14 delegados municipais que irão representar Sorriso na conferência estadual, ainda sem data definida. De acordo com o regimento interno da Conferência, seis delegados devem ser representantes do Poder Público Municipal; quatro de movimentos sociais; um representante da classe dos trabalhadores, sendo este integrante de entidade representativa do setor; um representante da classe empresarial, também integrante de entidade representativa; um representante de Organizações não Governamentais (ONG’s) e um integrante de entidades profissionais, acadêmicas e de pesquisa. Os delegados locais serão eleitos para o triênio 2017/2020.