Voltado para a saúde masculina, este mês é dedicado ao combate e à conscientização do câncer de próstata, câncer mais comum entre os homens. Obesidade e idade mais avançada (mais de 65 anos) são fatores que contribuem para a doença.
O novembro azul é um mês para realizar ações que façam essa conscientização e incentivem os homens a realizarem os exames preventivos, essenciais para garantir uma boa qualidade de vida.
Ontem, 18 de outubro, foi dia de colocar a mão na massa, quer dizer, na terra para alunos do sexto ano da Escola Municipal Papa João Paulo II. A aula prática foi na área verde do bairro Jardim Aurora e o "momento mão na massa" resultou no plantio de 40 árvores de espécies nativas e frutíferas, dentre elas o açaí, jenipapo, tamarindo e jacarandá.
A preparação para o plantio iniciou ainda em setembro quando os alunos participaram de uma palestra com o organizador de Educação Ambiental, Felipe Arruda Camargo, da Secretaria de Agricultura, Meio Ambiente, Ciência e Tecnologia (Samatec). Felipe apresentou aos estudantes o projeto socioambiental “Reflora Sorriso + Verde” que trabalha no mapeamento de terrenos públicos com áreas verdes a ser reflorestadas.
E para dar oportunidade de os estudantes vivenciarem o reflorestamento ambiental na prática, as mudas passaram a ser plantadas ontem. Inicialmente, explica o secretário-adjunto da Samatec, Juliano Mezalira, serão plantadas 80 mudas em duas ocasiões, o próximo plantio será em novembro. As mudas já foram produzidas pela equipe do Horto Florestal Sebastião Almeida da Silva.
Conforme Juliano, o plantio é realizado nos terrenos e áreas verdes mapeados pela equipe da Samatec como forma de promover a arborização urbana e o reflorestamento. "Agradecemos as crianças, a Secretaria de Educação e a Escola Papa, todos abraçaram esse projeto com muito carinho", frisa o gestor.
Lá em setembro, bem antes do plantio, a criançada já recebeu orientações sobre desmatamento; plantio de mudas e conservação do meio ambiente; conceitos básicos de biologia, aquecimento global; efeito estufa e reflorestamento.
Juliano lembra que o trabalho integra o plano de governança da Samatec que estabelece o monitoramento das áreas verdes existentes, o mapeamento de novas áreas verdes e o reflorestamento.
Todas as mudas são catalogadas, bem como as áreas que recebem essa nova vida verde; além disso, a equipe irá realizar visitas de monitoramento nas áreas reflorestadas. “A meta é desenvolver e otimizar a consciência ambiental das crianças com o fim de preservar o meio ambiente para as futuras gerações”, finaliza.
Este material só pode ser utilizado para fins jornalísticos, informativos e educativos, sempre citando a fonte original, conforme prevê a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).