Prefeitura Municipal de Sorriso

Avenida Porto Alegre nº 2525 - Centro
Horário de atendimento ao público: das 07:00 às 13:00
(66) 3545 4700

Com muita brincadeira, Cemfor finaliza atividades deste ano ligadas à Educação Infantil

Publicado em 06 de novembro de 2019 às 12:48

Brincar como uma criança, sentir o vento no rosto e o calor do sol na pele. Foi com esta proposta, de permitir que cada um redescobrisse sua própria criança, que o Centro Municipal de Formação para Profissionais da Educação (Cemfor), da Secretaria Municipal de Educação e Cultura (Semec), encerrou o ciclo de formações para os professores da Educação Infantil neste ano.

A programação, promovida na Área Verde Central, incluiu circuitos de brincadeiras, dinâmicas, dança e alongamento, todas as atividades sob orientação dos professores Willian Bordin (formador do Cemfor) e Erick Gustavo (Secretaria Municipal de Esporte e Lazer). Um lanche e um momento de leitura também marcaram a ação, promovida nos dias 30 e 31 de outubro, e 4 de novembro, nos períodos da manhã e da tarde.

De acordo com a professora-formadora Ana Paula Machado Locatelli, durante este ano, o Cemfor atendeu 219 professores da Educação Infantil, divididos em 13 turmas. “O ensinar, na Educação Infantil, significa proporcionar situações de cuidado, brincadeiras, interação entre professor e criança, e crianças com outras crianças, momentos estes que possibilitam a aprendizagem dos pequenos”, explica a professora, complementando que o profissional atuante nessa etapa deve agir como um mediador do processo de ensino-aprendizagem. “Pensando nesta criança protagonista da aprendizagem, durante o ano letivo estudamos, refletimos e colocamos em prática diversos temas com objetivo de auxiliar nas práticas pedagógicas desenvolvidas no cotidiano dos Cemeis e escolas da rede municipal”.

Além de Ana Paula e Willian, a professora Alexsandra Andraski Baatech também atua como formadora de Educação Infantil no Cemfor.

Texto: Nádia Mastella

SIC