Luciana explica que o registro das faltas é na retirada das guias no Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) Maria Lourdes de Lima. “Nossa equipe entra em contato com o paciente que está na vez na fila, solicita que ele compareça ao CEO para retirar a guia que autoriza o tratamento com a indicação da clínica e o paciente não aparece”, detalha.

Para não prejudicar o atendimento, Luciana destaca que a equipe segue com as ligações conforme a ordem da fila, “até chegarmos a um paciente que vem, retira a autorização e vai para o atendimento”, diz. Dessa forma, as faltas não são registradas pelo fornecedor terceirizado, e sim no CEO.

A odontóloga alerta que o paciente que deixa de comparecer ao CEO não tem como ir direto ao prestador. “Ele precisa da autorização de atendimento, então é necessário passar pelo CEO sim que é onde ele vai retirar esse documento e ter a indicação da clínica que irá atende-lo”, salienta.

Vale lembrar que todos são pacientes que deram entrada nos PSFs e a partir da avaliação do odontólogo da unidade foram encaminhados para o CEO; nesse estágio do processo os pacientes passam por uma nova avaliação dos profissionais do CEO, momento em que recebem a guia para o atendimento nas clinicas credenciadas. E quem não comparece, acaba voltando para o fim da fila, alerta a profissional.