Ainda na sexta-feira, dia 05 de abril, Hiran reafirmou o que já vem falando desde a implantação do curso em Sorriso: é preciso conciliar teoria e prática. E agora, com mais cinco consultórios prontos – cinco já foram entregues no início de fevereiro no PSF Benjamim Raiser; será possível levar os acadêmicos para o campo da prática clínica sob o olhar do médico preceptor.

Já na reunião desta segunda-feira, Hiram detalhou ainda que a “ampliação nos PSFs se fez necessária porque não há como levarmos estudantes para o espaço do PSF que já é pensado para ser usado pelos profissionais que atuma no espaço”. Segundo diretor, a Faculdade iniciou as ampliações pelos PSFs e posteriormente deve chegar à ambulatórios e ambiente hospitalar para que os alunos tenham aulas práticas.

O secretário de Saúde, Luis Fábio, adianta que o PSF Jandira Soares Pereira Gomes, o do Rota do Sol, é que o contabiliza o maior número de atendimentos no Município. “Já são dois médicos por turno atendendo no PSF do Rota; agora, com a participação da Faculdade daremos um “up” ao atendimento assim como aconteceu no Benjamim Raiser”, diz.

A obra, reforça o prefeito Ari Lafin fortalece a parceria pública/privada defendida pela Administração Municipal. “O Executivo não pode e não deve trabalhar isolado, precisamos unir forças, compartilhar conhecimentos; nesse caso, o trabalho conjunto escola/município trará muitos benefícios ao cidadão sorrisense que terá o atendimento ampliado e aos estudantes que estarão dentro do campo de práticas, na nossa rede municipal de atenção básica em saúde”, ressalta.

Mais ampliações

Além do novo espaço do Rota do Sol inaugurados na sexta e os cinco consultórios inaugurados em 9 de fevereiro no Benjamim Raiser, também estão adiantadas as obras dos PSFs Nova Aliança e São Mateus. O Nova Aliança deve receber uma ampliação de 224 m². “O São Mateus também receberá um novo espaço com cerca de mais 200 m²; essas são ampliações que irão reforçar a infraestrutura e também o material humano, já que em cada local haverá a colaboração direta dos estudantes de medicina”, frisa Luis Fábio.

As obras estão em fase final de execução pela Faculdade com previsão de investimentos de R$ 2,4 milhões como antecipação de valores a partir da instalação da unidade no Município.

Policlínica

A instalação de uma policlínica e de um Hospital Materno Infantil em Sorriso também forma detalhadas pela equipe da Atenas. Os dois espaços serão edificados junto ao prédio da Faculdade.

A previsão é que a policlínica já em construção entre em funcionamento em fevereiro de 2025. Inicialmente serão construídos 20 consultórios médicos, podendo chegar até 60 no decorrer dos anos. Nessa primeira etapa, os primeiros 20 consultórios ocuparão uma área de 2,5 mil m² com investimentos de R$ 10 milhões. A obra finalizada, com os 60 consultórios, deve ocupar uma área total de 7,6 mil m² com a aplicação de mais de R$ 20 milhões.

O diretor geral da Faculdade Atenas, Hiran Costa Rabelo, frisa que a meta é unir ensino à assistência em saúde. “Quer seja com a ampliação dos PSFs ou com a policlínica nossa meta é disponibilizar espaços de ensino para os acadêmicos e ampliar a assistência em saúde ofertada no Município”, explica.

Hiran destaca que o foco da policlínica é o atendimento especializado em pediatria, ginecologia, obstetrícia, clínica geral e clínica médica. Porém, o espaço também atenderá situações comuns em um hospital dia.

Um hospital dia, explica Hiran, oferta a assistência intermediária entre a internação e o atendimento ambulatorial, para realização de procedimentos clínicos, cirúrgicos, diagnósticos e terapêuticos, que requeiram a permanência do paciente na unidade por um período máximo de 12 horas. A policlínica atenderá casos referenciados pelo Município.

Já o Hospital Materno Infantil deverá ser oficialmente lançado em 2024 e deve estar pronto para atendimento até 2026. O espaço focará no atendimento a gestantes e crianças. “O Hospital Materno está sendo desenhado neste momento; mas caso os investimentos fossem hoje, aplicaríamos de R$ 25 a 30 milhões nas obras”, adianta o diretor de Infraestrutura e Estratégia da Atenas, Roberto Costa Rabelo.

“Essa é uma necessidade urgente do Município; hoje temos cerca de 600 gestantes realizando o pré-natal na nossa rede municipal; são muitas mamães e crianças que precisam e merecem o melhor cuidado possível nessa fase do gerir e nascer uma nova vida”, pontua o prefeito Ari Lafin.

“Somos imensamente gratos à Faculdade Atenas por atender essa demanda do Município”, destaca. “Enquanto isso estamos buscando outras formas para terceirizar os partos no Município; mas agradecemos imensamente à Atenas por entender e antecipar investimentos em Sorriso”, reforça Ari.