O câncer colorretal é o terceiro câncer mais comum no Brasil. Depois do câncer de pele e de mama, é a doença que mais aflige a população, com cerca de 41 mil novos casos por ano. O março azul-marinho é uma campanha essencial para conscientizar sobre a importância de diagnosticar e prevenir a doença o quanto antes para iniciar o tratamento e aumentar as chances de cura.
Quase 1,2 mil atendimentos. Esse é o saldo dos dois dias – 12 e 15 de março, em que os PSFs atuaram em horário alternativo com ações voltadas à saúde feminina. No primeiro “plantão da saúde feminina” do ano foram realizadas 293 consultas médicas, 668 coletas de exames preventivos de colo do útero; 103 atendimentos odontológicos; aplicadas 86 vacinas e realizadas 44 pesagens do Bolsa Família, totalizando 1.194 atendimentos.
“O horário estendido é justamente um momento a mais, um plus para atender aquela mulher que não tem como cuidar da saúde em horário comercial devido ao trabalho, ao estudo, dentre outras situações”, frisa o gestor da Saúde, Vânio Jordani. O secretário pontua que com ações em horários alternativos, o Município intensifica a atuação em estratégias de promoção e prevenção da saúde, justamente o foco do trabalho desenvolvido na Atenção Primária.
E tão importante quanto ter comparecido no momento da coleta, é buscar o resultado e apresentá-lo ao médico. Para isso, a paciente deve ficar atenta e retornar ao PSF na data marcada para saber o resultado e receber instruções.
E quem, por algum motivo, não pode comparecer nessas datas, vale ressaltar que pode e deve procurar a unidade de saúde em qualquer momento, pois esses são atendimentos realizados no dia a dia das unidades de saúde durante todo o ano.
Este material só pode ser utilizado para fins jornalísticos, informativos e educativos, sempre citando a fonte original, conforme prevê a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).