Conforme o secretário, desde a inauguração, são abatidos cerca de 200 frangos/dia, mas o local tem capacidade para abater de 300 a 400 frangos/dia. Toda a produção está sendo comercializada pelos produtores nas feiras livres municipais, supermercados e também direto com o cliente.

Além da produção já comercializada, também foram abatidas 2,5 mil aves, cerca de meia tonelada, que foram disponibilizadas para o Mesa Saudável, desenvolvido pela Prefeitura Municipal por meio do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) em um trabalho conjunto das secretarias de Agricultura e Meio Ambiente e Assistência Social.

Kuhn salienta que hoje 120 produtores estão cadastrados no projeto e realizam o abate da produção no local. O secretário explica que o apoio da SAMA começa ainda no desenvolvimento da cadeia produtiva. “Temos uma zootecnista e um veterinário à disposição dos produtores para auxiliar com o acompanhamento técnico”, explica. O secretário destaca ainda que também foram construídos 60 aviários. “Recebemos madeira apreendida pelos órgãos de segurança; essa madeira nos foi repassada pela Secretaria de Segurança Pública, Trânsito e Defesa Civil, e, em um trabalho conjunto usamos na construção de aviários para os produtores cadastrados” diz.

O secretário salienta ainda que todo o abate é supervisionado pelo Serviço de Inspeção Municipal (SIM) e realizado dentro dos parâmetros exigidos pelos órgãos de vigilância sanitária. “Esse acompanhamento é realizado por equipe técnica especializada, coordenado por duas veterinárias que acompanham o abate em tempo integral, e, como expliquei já está presente desde o momento da produção das aves com a disponibilização de assistência técnica aos produtores por meio da zootecnista e de mais um veterinário”, ressalta.

O Abatedouro integra o Programa de Incentivo à Avicultura desenvolvido pela Prefeitura por meio da SAMA. A estrutura está localizada às margens do BR-163, no local que abrigava a antiga farinheira e que foi reformado e ampliado e foi inaugurado em 20 de maio desse ano, durante as comemorações dos 34 anos de emancipação política administrativa de Sorriso. As obras tiveram início em outubro de 2019, com um investimento de R$ 250 mil em recursos do próprio Município para parte estrutural e R$ 102 mil para a aquisição dos equipamentos necessários para o abate de animais.

O secretário lembra ainda que a Administração Municipal continua cadastrando novos produtores rurais no programa. Os interessados devem procurar a Sama, no Paço Municipal, das 7 às 12 horas ou entrar em contato pelo telefone 3545-4729.