Economicidade e qualidade. Estas palavras balizaram os três dias de negociações entre a Prefeitura de Sorriso e as 16 empresas que participaram do pregão presencial destinado ao registro de preços para aquisição de materiais médico-hospitalares e correlatos, que teve início na quarta-feira (20) e foi concluído na sexta-feira (22). A licitação foi realizada na sala de reuniões do Paço Municipal.

Os 274 itens licitados, como termômetros, agulhas, lâminas, seringas, luvas, abaixadores de língua, cateteres, talas, colares cervicais, ataduras, pinças, entre outros, tiveram um valor estimado de contratação de R$ 3.105.100,00. No entanto, o trabalho desenvolvido pela equipe do Departamento de Licitação permitiu que o valor final registrado ficasse em R$ 1.936.000,00, com a habilitação de 14 empresas para fornecer estes materiais para a Prefeitura. A economia de preço obtida foi de R$ 1.169.000,00, o que corresponde a um percentual de 37,65%.

“Quando conseguimos economizar, sempre mantendo a qualidade dos materiais, podemos usar estes recursos em serviços para a população, como procedimentos e cirurgias, por exemplo”, destaca o secretário de Saúde Saneamento, Luís Fábio Marchioro, lembrando que, neste certamente, também foram orçados materiais que não são obrigação da Prefeitura ofertar, como bolsa de colostomia, mas diante da necessidade dos pacientes, o item também foi cotado.

Vale lembrar que a tomada de preços serve para que o município possa negociar com o menor valor ofertado pelo fornecedor, mas não há a obrigatoriedade de adquirir todos os itens. À medida que os estoques da Central de Abastecimento Farmacêutica (CAF) forem diminuindo, a equipe da unidade já providencia a compra dos suprimentos, de maneira a garantir o abastecimento das unidades.

Os materiais licitados serão utilizados em todas as unidades da Secretaria Municipal de Saúde e Saneamento, como as Unidades Básicas de Saúde (UBSs), Unidade de Pronto Atendimento (UPA), Ambulatório Multiprofissional de Especialidades (AME), por exemplo. O processo licitatório também incluiu materiais para serem destinados para o Corpo de Bombeiros, com a utilização de recursos do Fundo de Reequipamento do Corpo de Bombeiros (Funrebom).

“Nosso foco é sempre, da maneira mais transparente possível, utilizar com eficiência os recursos públicos, por isso, buscamos atrair muitos fornecedores, como no caso deste certame, em que, dos 16 participantes, três eram indústrias, o que permite que negociemos com o menor preço possível materiais de qualidade”, comenta o secretário de Administração, Estevam Hungaro Calvo Filho.

O gestor lembra ainda que todos os processos licitatórios promovidos pela Administração são divulgados no site da Prefeitura (www.sorriso.mt.gov.br), promovendo assim o acesso irrestrito às licitações. “Isso permite que as empresas interessadas em negociar com a Prefeitura possam saber de nossas necessidades de materiais ou serviços, e, ao mesmo tempo, também garante a todo o cidadão o direito de acompanhar como os recursos públicos estão sendo utilizados”, finaliza.