Prefeitura Municipal de Sorriso

Prefeitura Municipal de Sorriso
Avenida Porto Alegre nº 2525 - Centro
Horário de atendimento ao público: das 07:00 às 13:00

Cerimônia de encerramento do Bombeiros do Futuro será na próxima semana

Publicado em 05 de dezembro de 2019 às 07:10

Na terça-feira (10), às 19 horas, no Centro de Eventos Ari José Riedi, será feito o encerramento das atividades deste ano do Projeto Social Bombeiros do Futuro (PSBF), viabilizado pela parceria entre a Prefeitura Municipal de Sorriso, por meio da Secretaria de Assistência Social, e a 10.ª Companhia Independente Bombeiro Militar (CIBM) Alves Daroit.

As 70 crianças que integram o projeto terão a última aula no sábado (7). Na semana passada, os jovens bombeirinhos participaram do Acampamento de Instrução do PSBF, que teve início no sábado (30 de novembro).

O acampamento foi na Chácara Transmidal e as crianças foram assistidas por uma equipe de cinco monitores e nove instrutores. Eles vivenciaram as atividades de confecção de abrigo, instrução de noções de atendimento pré-hospitalar tático com técnicas de improviso, quando aplicaram métodos de transporte de vítimas conscientes e inconscientes com produção de macas improvisadas.

Eles também participaram de uma oficina de orientação com bússola seguida da execução de uma pista onde se deslocaram por meio das coordenadas recebidas, passaram por um circuito de ação e reação com obstáculos que simulavam a transposição de um curso d’água. No início da madrugada, tiveram instrução de confecção de alimento operacional semelhante ao utilizado por militares das forças armadas brasileiras.

Fez parte ainda da programação, uma gincana em que os alunos, divididos em cinco equipes, puderam exercer o espírito de corpo e a camaradagem com direito a troféus e medalhas ao final da prova, além de cada equipe receber uma cesta repleta de doces a fim de praticarem o “saber dividir”.

De acordo com o capitão BM Eraldo das Neves Moura, todas as instruções tiveram como objetivo reforçar  autoconfiança, disciplina, responsabilidade, superação, persistência e principalmente o conhecimento. “Os alunos chegaram correndo em forma entoando canções militares o que fez com que os presentes se emocionassem com tanta vibração que presenciavam”, acrescenta.

Texto: Nádia Mastella | Cap BM Moura
Fotos: PSBF