Cerca de 400 alunos participaram esta manha (24) da solenidade de conclusão do Programa Educacional de Resistência às Drogas e a Violência – Proerd, em Sorriso. Realizado por meio da parceria entre e Prefeitura de Sorriso e a Polícia Militar, de 2003 a 2017 o programa já formou 19.296 alunos, dos 5º e 7º anos do ensino fundamental de escolas públicas e privadas.

Durante seis meses, os adolescentes tiveram aulas uma vez por semana com um policial militar, e seguiram um conteúdo didático e pedagógico composto de 10 lições que abordaram temas como segurança pessoal, maneiras de dizer não à oferta de drogas, uso e abuso de drogas, influência dos meios de comunicação, alternativas para não usarem drogas, pressão dos amigos, conseqüência do uso das drogas licitas e ilícitas, noções de cidadania, maneiras de se lidar com as tensões do dia-a-dia e formas de evitar a violência.

“Durante o curso o adolescente firma o compromisso público de resistir às drogas e a violência, tornando-se membro da família proerdiana. Ao final do semestre eles recebem uma camiseta e um certificado de conclusão”, explica o instrutor do programa, policial militar cabo Hélio Expedito da Silva.

Para o comandante do 12º Batalhão de Polícia Militar de Sorriso, major Jorge Luiz de Almeida, investir em programas como o Proerd é investir em prevenção. “Com o Proerd a criança aprende a dizer não as drogas. Buscamos inserir na cabeça das crianças que as drogas só trazem desarmonia e violência ao lar. Roubos, furtos e homicídios têm início com o uso de drogas, e a prevenção é mais eficaz que as ações repressivas da polícia”.

A secretária Municipal de Educação e Cultura, Lúcia Drechsler, destaca a mudança no comportamento dos alunos que participam do programa. “O Proerd ajuda os nossos alunos a reconhecer as pressões e as influências diárias que levam ao uso de drogas e à prática de violência, desenvolvendo habilidades para resisti-las. Todo o conhecimento adquirido em sala de aula está sendo levado para casa, ajudando a formar uma sociedade mais saudável e feliz”.