Em um município em franco crescimento, a demanda por vagas escolares está em constante evolução. Diante da necessidade de mais salas de aulas para atender a demanda local, a Associação de Pais e Mestres da Escola Municipal Aureliano Pereira vinha solicitando à Prefeitura o prédio que hoje abriga o Centro de Reabilitação Renascer fosse incorporado à estrutura da escola.

Para atender à solicitação trazida pelos representantes da comunidade escolar e vereadores ainda no ano passado, o prefeito Ari Lafin autorizou que a Secretaria de Saúde e Saneamento buscasse uma saída para atender a demanda da escola e também conseguir um local adequado para que a equipe multiprofissional do Renascer possa seguir com a oferta de reabilitação aos pacientes do Sistema Único de Saúde.

“Alugamos um prédio com as características necessárias para organizar os equipamentos e também garantir a manutenção de todos os serviços disponibilizados no Renascer”, declarou o secretário de Saúde e Saneamento, Luís Fábio Marchioro, informando que o prédio fica na Avenida Tancredo Neves, e deve passar por adequações antes da mudança.

Com o amparo dos Conselhos de Saúde e também de Educação, foi possível que a Administração pudesse fazer esta transferência do imóvel para a escola. “Entendemos esta demanda tão bem exposta pela APM da Escola e também sabemos que o trâmite burocrático para esta cessão exige muito cuidado, mas como contamos com apoio destes conselhos e do ativo envolvimento dos integrantes da Associação, acatamos esta solicitação da comunidade, que vai beneficiar as famílias que precisam das vagas para seus filhos sem prejudicar o atendimento de reabilitação aos pacientes”, ponderou o prefeito de Sorriso, Ari Lafin.

“Nós ganhamos e o município também ganhou”, declarou a diretora Eliane Rogeri, complementando que a mobilização foi feita ao longo de muito tempo e hoje o que a APM tanto almejava já é realidade.

A boa notícia para a APM foi passada durante uma reunião promovida na manhã de ontem (6) no Paço Municipal, com a presença do prefeito Ari Lafin, do vice-prefeito Gerson Bicego, dos secretários municipais Luís Fábio Marchioro (Saúde e Saneamento), Lucia Korbes Drechsler (Educação e Cultura) e Marlon Zanella (Governo). Além da diretora, também representaram a comunidade escolar o presidente da APM, Cleydson da Silva; o tesoureiro, Jocemar Silva; a conselheira fiscal e professora, Juliana Bondan e a também professora Viviana Schwann.

Atualmente, a Escola Aureliano Pereira da Silva atende 860 alunos, nos turnos matutino e vespertino, com 34 turmas divididas em 17 salas de aula. Inaugurada em 1990, a escola foi reformada em 2016. A mudança do Centro de Reabilitação Renascer deve ser feita após a adequação do espaço locado, e, a partir daí, a Escola poderá avaliar como será utilizado o prédio, que conta com 400 m².