Criar possibilidades para que as crianças tornem-se jovens e adultos
críticos, participantes ativos da sociedade. É com esse objetivo que a
Secretaria de educação e Cultura inaugurou hoje (15), o Centro Municipal de
Formação (Cemfor), um espaço especial para a estimulação constante, implementação
de ações, motivação e aprimoramentos da realidade na busca por melhorias na
qualidade do ensino. O Centro atende anexo à Biblioteca Municipal Monteiro
Lobato, na Praça da Juventude.
A secretária de Educação e Cultura, Lúcia Drechsler, pontua que a
educação está em constante movimento. Segundo ela, o objetivo do Centro é
disponibilizar formação continuada durante todo o ano letivo. “Centramos na
formação continuada aos profissionais da educação, com um cronograma de
trabalho que atenda às necessidades formativas da rede municipal nos níveis e áreas
de atuação do professor”, salienta.
Lúcia explica que o trabalho é pautado no retorno do acompanhamento
técnico pedagógico realizado nas escolas e CEMEIS pela equipe técnica do
Departamento Pedagógico da Semec e também nos dados das avaliações diagnósticas
internas, realizadas pela pasta e avaliações externas - ANA, Prova Brasil,
Hábile, IDEB, entre outras avaliações.
Com atendimentos iniciados em abril, cerca de 600 professores participam
das formações quinzenais voltadas para pedagogos da Educação Infantil e Ensino
Fundamental, professores de Educação Física e coordenadores pedagógicos da
Educação Infantil.
O Cemfor atende de segunda-feira a sexta-feira, das 07h às 11h e das 13h
às 17h. E às quintas-feiras, no horário das 17h às 20h, de acordo com
cronograma específico de datas, os professores alfabetizadores também têm
oportunidade de participar das formações do PNAIC – Pacto Nacional pela
Alfabetização na Idade Certa, com os seguintes temas: alfabetização matemática,
ciências da natureza, ciências humanas e integrando saberes. Atuam no Centro um
coordenador e quatro professores formadores.
Confira as formações ofertadas:
Ensino fundamental I
• Sala de aula: do diagnóstico à intervenção pedagógica.
• Competências e habilidades com foco na leitura e escrita.
• Jogos e a resolução de problemas no ensino da matemática.
• Práticas do ensino de Ciências Naturais e Alfabetização Científica.
• A arte nos anos iniciais do Ensino Fundamental.
Educação Infantil
• Profissão e formação docente: introduzindo algumas reflexões.
• Ser docente na Educação Infantil: entre o ensinar e o aprender.
• Ser criança na Educação Infantil: infância e linguagem.
Educação Física
• Jogos cooperativos.