De acordo com dados da Secretaria da Cidade (Semcid), a obra, que teve início em 20 de setembro do ano passado, está com 10% de execução, visto que sofreu atrasos diante da necessidade de ajustes na parte estrutural do projeto, que foi doado pela Associação Mato-grossense dos Municípios (AMM). Para estas adequações, a obra teve de ser paralisada do dia 18 de dezembro do ano passado ao dia 18 de março deste ano, quando foi então retomada. A expectativa é que a unidade, que está sendo construída pela empreiteira Thaís Salton Gnoato EPP, já esteja finalizada para o próximo ano letivo.
Com capacidade de atendimento de mais de 250 crianças, a unidade vai contar, em 1.181,05 m² de área construída, com seis berçários; duas salas de aula; 10 solários (que permitem a realização de atividades com as crianças em ambientes abertos); parque de areia; brinquedoteca; cozinha; refeitório; lactário; sala de recursos; sala da diretoria; sala da coordenação; lavanderia; lavatório; sala multiuso; e banheiros (adulto, infantil e para portadores de necessidades especiais – PNE).
“Sabemos da demanda constante e crescente por vagas escolares, principalmente para a educação infantil, por isso, buscamos sempre focar na disponibilidade de vagas em vários pontos do município, propiciando vagas escolares perto da casa das crianças, trazendo mais conforto e segurança para os pequenos e também para os pais e demais responsáveis”, aponta o prefeito de Sorriso, Ari Lafin.
Esta demanda sempre em expansão tem sido cuidadosamente acompanhada pela equipe da Secretaria Municipal de Educação e Cultura, com foco na redução da lista de espera. A titular da pasta, Lúcia Drechsler, relata que em 2017, 2,5 mil crianças de 6 meses a 3 anos aguardavam uma vaga escolar. Atualmente, 1.190 crianças ainda esperam por uma vaga. “Mesmo com o constante crescimento do município, conseguimos reduzir significativamente esta lista, que não representa somente números, mas entendemos que cada criança que consegue uma vaga na escola conquista um universo de aprendizados, assim como a família pode ficar tranquila, sabendo que a criança está tendo acesso aos recursos necessários para o seu desenvolvimento global”, analisa.