“Os medicamentos descartados incorretamente em pias e vasos sanitários podem contaminar o lençol freático e leitos de rios. Essa prática recorrente representa um sério risco para a saúde humana e animal”, alerta Celso Marcon.

O coordenador reforçar ainda que “entre os medicamentos mais nocivos estão os antibióticos, psicotrópicos, antidepressivos, anti-inflamatórios e anticoncepcionais, este último por possuir grande concentração hormonal”.

“Já quanto aos antibióticos, a ingestão do medicamento em quantidade menor do que a prescrita pelo médico pode resultar no surgimento de superbactérias”, emenda.

Para o prefeito Ari, os debates promovidos no espaço mostram que a Casa dos Conselhos atingiu sua finalidade precípua de ser um elo de ligação entre a Administração Municipal e a sociedade civil organizada.

“Nosso sistema de gestão compartilhada está dando certo por dois motivos. O primeiro deles se deve ao fato de a sociedade ter abraçado o projeto. E a segunda, mas não menos importante, é que essa gestão ouve e atende as demandas trazidas pelas lideranças comunitárias. Essa metodologia de trabalho criou um ciclo virtuoso, cujos reflexos podem ser vistos por toda cidade”, pontua.