O CAPSij Integrar oferece atendimento em saúde mental infantojuvenil através de atividades terapêuticas individuais e em grupo.
Doar sangue é uma necessidade! Muitas pessoas podem se beneficiar do banco de sangue. Por isso, em junho, é feita uma campanha para reforçar a importância de doar. Segundo o Ministério da saúde, apenas 1,4% da população brasileira faz doação de sangue regularmente.
Campanhas como a do junho vermelho incentivam as pessoas a doar sangue com regularidade, garantindo que o banco de sangue esteja sempre disponível.
Com foco no cuidado mútuo e no bem-estar coletivo, a Comissão de Integração de Ensino e Serviço (CIES), da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), desenvolveu nesta terça-feira (06), no CAPSij Integrar, um encontro com o grupo familiar dos atendidos pela unidade para o compartilhamento de vivências, promovendo a escuta ativa, o acolhimento e o fortalecimento de vínculos entre os participantes.
A atividade destacou a importância da Terapia Comunitária Integrativa (TCI), uma política do Sistema Único de Saúde (SUS) que incentiva a criação de espaços de diálogo, permitindo que atendidos e familiares expressem suas angústias e desafios em um ambiente coletivo de apoio.
A metodologia busca orientar o paciente a desabafar em grupo, criando uma rede de suporte emocional. “A TCI é uma ferramenta poderosa para fortalecer a saúde mental, tanto de quem recebe o atendimento quanto de quem o oferece", declarou a coordenadora do CAPSij Integrar, Luciana Azevedo.
A ação reforçou a necessidade da troca de experiências entre os familiares. “A iniciativa também visa reduzir o estresse e a sobrecarga emocional dos pais e responsáveis dos atendidos, que muitas vezes lidam com situações desgastantes no dia a dia”, como frisa a coordenadora da CIES e uma das formadoras, Sílvia Gehring.
O CAPSij Integrar oferece atendimento em saúde mental infantojuvenil através de atividades terapêuticas individuais e em grupo.
Este material só pode ser utilizado para fins jornalísticos, informativos e educativos, sempre citando a fonte original, conforme prevê a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).