Bordado salienta que o Festival inicia no dia 15 às 9 horas com a realização de dinâmica para crianças no Lar São Francisco. A partir das 16 horas será realizada aula de atualização no Ginásio Flor do Cerrado com o mestre Aritana e às 19 horas terá início a roda de capoeira na Praça da Juventude.
Já no dia 16 a programação será toda no Lar São Francisco com início às 9 horas com o terceiro evento dos jogos; às 15 horas terá vivência de capoeira com o mestre Aritana e o professor Anjo, e, para finalizar, às 19 horas será realizado o batizado, a troca de graduação e as apresentações culturais.
Novembro da Capoeira
O presidente da Federação Mato-grossense de Capoeira e vice-presidente da Confederação Brasileira de Capoeira, Jarbas Sokolowski, destaca que além do evento desse fim de semana, os demais fins de semanas de novembro também são dedicados à capoeira. “No fim de semana passado foi o grupo Canaã que realizou o evento. Esse fim de semana é a vez do Capoeira Brasil e o Muzenza irá realizar nos dias 29 e 30 de novembro”, explica Jarbas que também é coordenador do grupo Muzenza e diretor do Departamento de Cultura do município. Jarbas detalha que em 2019 o Muzenza irá graduar cerca de 250 integrantes.
“Além dos encontros também vamos comemorar pela primeira vez no município o “Dia do Capoeirista”, em 20 de novembro, data sancionada pela Lei Municipal 2.983 de 09 de outubro de 2019. Então, novembro é o mês da capoeira”, comemora Jarbas. A data, 20 de novembro, coincide com o dia da consciência negra.
O diretor do Departamento de Cultura salienta que todos os grupos contam com o apoio da Administração Municipal para realizar os eventos, seja por meio da Secretaria de Esporte e Lazer ou da Secretaria de Educação e Cultura.