No domingo (21), 34 candidatos ao cargo de conselheiro tutelar passam por mais uma etapa do processo seletivo: a prova objetiva em que serão avaliados conhecimentos acerca de Língua Portuguesa e Direitos da Criança e do Adolescente. A avaliação será a partir das 8 horas, na Escola Municipal Rui Barbosa.
Os aprovados nesta etapa passam pela avaliação psicológica, marcada para o dia 2 de agosto. Cumpridos todos os requisitos, os candidatos aptos às cinco vagas de conselheiro tutelar serão escolhidos em um processo eleitoral promovido no dia 6 de outubro, quando os eleitores do município poderão optar por um candidato. Depois da eleição, os cinco titulares e 15 suplentes participarão, em novembro, de um curso de capacitação. A participação no curso é pré-requisito para que os eleitos possam assumir a função.
A posse dos cinco titulares e de cinco suplentes será no dia 10 de janeiro de 2020, para um mandato de quatro anos. A remuneração é de R$ 2.739,12, em regime de dedicação exclusiva, de acordo com o que rege a Lei Municipal Complementar n.º 236, de 8 de dezembro de 2015.