Será na sexta-feira (12), às 8 horas, na Unic, a prova do Processo Seletivo para a Escola Militar Tiradentes Cabo Dilceu Amaral. As inscrições para o processo de seleção foram feitas no sábado (6), nas salas anexas ao Park Shopping Sorriso, onde funcionará, provisoriamente, a unidade educacional.

Neste primeiro ano de funcionamento, são ofertadas 150 vagas, 30 vagas para cada uma das turmas do 7.º ano do Ensino Fundamental ao 2.º ano do Ensino Médio. A concorrência média é de 3,28 candidatos/vaga, sendo que a maior concorrência foi registrada no 7.º ano, com 147 inscrições, 4,9 candidatos/vaga. Para o 8.º ano, a concorrência foi de 4,7 candidatos/vaga, com 141 inscrições. No 1.º ano do Ensino Médio, a concorrência é de 2,3 candidatos/vaga, com 71 inscrições. Somente para os candidatos do 2.º ano é que a situação é mais tranquila, visto que apenas 15 alunos se candidataram para as 30 vagas, mas é indispensável fazer a prova.  Vale lembrar que 50% das vagas são destinadas a filhos e dependentes de militares que residam em Sorriso e o restante é destinado à comunidade em geral.  Para 2018, também serão ofertadas 30 vagas para o 3.º ano do ensino médio.

Os candidatos devem estar no local da prova com uma hora de antecedência, ou seja, às 7 horas. É indispensável que levem o comprovante de inscrição com foto, documento de identificação com foto ou certidão de nascimento original e caneta esferográfica azul ou preta.

A Escola Militar Tiradentes Cabo Dilceu Amaral é uma unidade estadual, com gestão militar. Para sua efetiva implantação em Sorriso, foi necessária a atuação de uma comissão composta por representantes da Administração Municipal, do Governo do Estado, e da sociedade civil organizada. Provisoriamente, a escola funcionará nas salas anexas ao Shopping, sendo que o aluguel será custeado nos primeiros seis meses pela Administração Municipal, podendo este prazo ser prorrogado por mais seis meses. Além do custeio do aluguel e da disponibilização do mobiliário para a cozinha e a sala dos professores nestes primeiros meses de funcionamento da unidade escolar, a Administração Municipal já destinou uma área no Portal Kaiabi para que o Governo do Estado possa construir o prédio para abrigar a escola de forma definitiva.

“Sem sombra de dúvida, esta unidade vem acrescentar muito em qualidade de ensino em nosso município, garantindo que os alunos egressos da rede municipal possam continuar seus estudos em instituições-referência, como é o caso da Escola Militar”, destaca a secretária municipal de Educação e Cultura, Lúcia Drechsler.