O domingo (25) vai ser especialmente dedicado à capoeira em Sorriso. O Ginásio Domingão vai ser a sede do 6.º Campeonato Municipal de Capoeira, que deve reunir cerca de 200 capoeiristas que vão disputar em sete categorias diferentes: mirim A (até 5 anos), mirim B (de 6 a 8 anos), Infantil (9 a 11 anos), infantojuvenil (12 a 14 anos), juvenil (15 a 17 anos), cadete (18 a 20 anos) e adulto (acima de 21 anos).

 

A competição tem início às 7 horas e deve se estender até as 20 horas, com a participação dos grupos Muzenza, Canaã, Capoeira Brasil e Nagô. Em maio, representando Sorriso, o grupo Muzenza sagrou-se hexacampeão dos Jogos Abertos de Capoeira de Mato Grosso, promovidos em Primavera do Leste.

 

O Campeonato é promovido pela Liga Municipal do Desporto Capoeira, com apoio da e da Federação Mato-grossense de Capoeira e da Administração Municipal de Sorriso, por meio da Secretaria de Esporte e Lazer, da Secretaria de Educação e Cultura.

 

A Capoeira

 

A capoeira é uma representação cultural que mistura esporte, luta, dança, cultura popular, música e brincadeira. Caracteriza-se por movimentos ágeis e complexos, onde são utilizados os pés, as mãos e elementos ginástico-acrobáticos. Diferencia-se das outras lutas por ser acompanhada de música. 

Um dos significados da palavra capoeira refere-se às áreas de mata rasteira do interior do Brasil.

https://t.dynad.net/pc/?dc=5550003218;ord=1498058663338
A luta de defesa pessoal, que é reconhecida também como dança, foi desenvolvida por escravos africanos trazidos ao Brasil, já que o Brasil foi o maior receptor da migração de escravos, com 42% de todos os escravos enviados através do Atlântico durante o século XVI, quando Portugal enviou escravos para a América do Sul, oriundos da África Ocidental. 

A capoeira é disputada por duas pessoas que se defrontam no meio de uma roda formada por outros capoeiristas, ao som de palmas e berimbaus. O objetivo do jogo é derrubar o adversário. 

O berimbau, principal instrumento que proporciona o som característico, é construído por um pedaço de pau, um pedaço de arame e uma cabaça. A base do jogo é a ginga, pois essa é uma importante forma de ataque e defesa do capoeirista. Na roda de capoeira o praticante manifesta seu conhecimento e desenvolvimento sobre a atividade. 

A capoeira desenvolveu-se principalmente na Bahia e difundiu-se por vários estados, como o Rio de Janeiro, São Paulo e Pará. 

A prática da capoeira trabalha a coordenação motora, aprimora a flexibilidade, equilíbrio e destreza, alivia as tensões do dia a dia, proporciona criatividade e liberdade de movimentos.