Amamentar é um direito de toda mãe. No agosto dourado, as organizações de saúde reforçam a necessidade e a importância de realizar a amamentação pelo menos até o 6º mês de vida da criança e, se possível, até os dois anos ou mais, segundo orientações da OMS (Organização Mundial de Saúde).
A amamentação ajuda na nutrição e imunização do bebê contra doenças respiratórias e alergias.
A amamentação também contribui para a prevenção do câncer de mama, principalmente se feita por mais de um ano.
A parceria estratégica entre as Secretarias de Saúde e Educação continua avançando com a campanha "Vacinação nas Escolas". A iniciativa visa facilitar a atualização da caderneta de vacinação dos estudantes e ampliar a cobertura vacinal contra a gripe, além de garantir que o calendário nacional de imunização esteja em dia para as crianças e adolescentes do Município.
Com o tema "Em matéria de vacina, Sorriso é nota 10!", a campanha tem percorrido diversas instituições de ensino, levando a imunização para mais perto das famílias e reforçando a importância da prevenção. Para muitos pais, a rotina corrida dificulta a ida às unidades de saúde, e a presença das equipes de vacinação nas escolas tem sido um grande alívio, permitindo que os filhos sejam vacinados sem sair do ambiente escolar.
A próxima parada da campanha será na Escola Municipal Caravágio, nesta sexta-feira, 15, com atendimento programado das 08h às 11h.
Para que a vacinação ocorra de forma eficiente, é fundamental que os pais e responsáveis enviem na mochila dos filhos a documentação necessária, como:
•Cartão da vacina
•CPF
•Cartão do SUS
• Autorização assinada pelos responsáveis.
“Muitos pais têm dificuldade de levar os filhos para vacinar durante a semana. Indo até as escolas, conseguimos alcançar mais estudantes e garantir um futuro mais saudável para as novas gerações”, explicou Kátia Dal Prá, coordenadora da Central de Imunização.
Este material só pode ser utilizado para fins jornalísticos, informativos e educativos, sempre citando a fonte original, conforme prevê a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).