Mais de 350 pessoas acompanharam nesta manhã (11) em Sorriso, o lançamento estadual da Campanha de Combate à Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes. A secretária de Assistência Social do município, Jucélia Ferro, pontua que o evento tem como objetivo convidar toda a sociedade à uma reflexão sobre o tema. “Precisamos ampliar o debate já existente dentro da rede de proteção com a sociedade”, pontuou Jucélia.

Presidente do Conselho Estadual de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente (Cedca-MT), Lindacir Rocha Bernadon, destacou a importância da conscientização voltada para o combate à violência sexual. Lindacir lembrou que alterações no comportamento da criança, como o alheamento ou aumento da ansiedade podem ser sinais de alguma forma de violência.

O procurador titular da vara especializada em Defesa da Criança e do Adolescente, Paulo Prado, também destacou a importância da união de forças no processo. “Nós, e quando digo “nós”, falo de toda a sociedade, precisamos atuar em conjunto”, disse.

A presidente da Comissão de Infância da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Seccional MT, Tatiane de Barros Ramalho, salientou ainda a importância da descentralização para debater o tema. Segundo ela, com o lançamento da campanha estadual em Sorriso, amplia-se o debate em toda a região.

Nesta manhã o público presente acompanhou uma palestra sobre o abuso sexual contra crianças e adolescentes e uma mesa redonda que versou sobre os paradigmas da violência sexual contra crianças e adolescentes. Já à tarde, das 14h às 15h, será realizada a segunda mesa com o tema “o abuso sexual pode ser influenciado?”. A terceira mesa, com a temática “a efetividade no atendimento às crianças e adolescentes vítimas de violência sexual”, inicia ás 15h50.

A campanha é realizada com a parceria entre o Conselho Estadual dos Direitos das Crianças e Adolescentes do Estado de Mato Grosso – CEDCA/MT, a Comissão de Infância e Juventude da Ordem dos Advogados do Brasil Seccional Mato Grosso e a Prefeitura Municipal de Sorriso, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, juntamente com os parceiros Tribunal de Justiça de Mato Grosso, Ministério Público de Mato Grosso e Secretaria Estadual de Trabalho e Assistência Social.

A ação tem como público os Conselheiros Tutelares da região Norte do Estado, Conselheiros de Direito, Polícia Militar, Polícia Rodoviária Federal, Policia Federal, Polícia Judiciária Civil, CIOPAER, Corpo de Bombeiros, Ministério Público, Juízes, Defensoria Pública, CRAS, CREAS, Câmara Municipal de Sorriso, Secretaria Municipal de Educação, Secretaria de Assistência Social do Município de Sorriso, Advogados, Acadêmicos de Direito, Professores da Rede Pública Municipal e Estadual, Comunidades Religiosas e a sociedade em geral. O encontro é realizado no Centro de Eventos Ari José Riedi e tem previsão de encerrar às 18h desta sexta-feira (11).

O dia 18 de maio é considerado o Dia Nacional de Luta contra o Abuso e Exploração sexual de Crianças e Adolescentes, instituída pela Lei Federal n°. 9970/2000, que tem como marco a data de 18 de maio de 1973, data em que ocorreu um crime bárbaro, em Vitória, Espírito Santo, e que chocou todo o país e ficou conhecido como o “Crime Araceli”.