A iniciativa da Semas é coordenada pela gestora da AEPETI (Ações Estratégias do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil), Milana Silvia Higino Mendes, e tem como intuito a conscientização sobre os comprometimentos que o trabalho infantil traz na vida de crianças e jovens.

O cata vento é o símbolo da campanha de combate ao trabalho infantil, e cada aba tem uma cor que representa as cinco temáticas que estão sendo trabalhadas: Educação, esporte, cultura e lazer; profissionalização e proteção no trabalho; convivência familiar e comunitária; vida e saúde; e liberdade, respeito e dignidade.

“Está sendo um tempo de imersão nesse tema tão importante, em que os jovens estão entendendo que trabalhar tem o tempo e o jeito certo, que deve ser de maneira legal, na condição de aprendiz. São direitos que estarão sendo violados quando o trabalho não acontecer da forma correta. Ao sairem daqui, esses jovens se tornarão multiplicadores em suas escolas e em seus círculos de amizade”, disse a gestora da AEPETI.

“Dois dias de evento com nossos adolescentes para trabalhar os impactos que o trabalho infantil pode causar na vida deles. Nosso objetivo é erradicar o trabalho infantil e convidamos esses jovens para somar conosco nesta luta”, salientou a secretária-adjunta de Assistência Social, Daniela Marsolla.

O evento acontece no Centro de Eventos Ari José Riedi e reúne um representante de cada turma das últimas séries (8º e 9º anos) do Ensino Fundamental II e as três séries (1º, 2º e 3º anos) do Ensino Médio da rede estadual de ensino. A programação conta ainda com oficinas para cada tema ministrado na palestra com monitores do Departamento de Cultura e apresentação das produções.

Um concurso de desenho também faz parte da campanha, em que jovens do projeto Aprendiz Sorriso Legal participam da escolha do slogan e da imagem que irá estampar as camisetas do projeto. A premiação dos três primeiros lugares será no dia 30, no Centro de Convivência da Pessoa Idosa (CCI), às 18h.